DIACONATO: AUXÍLIO, SERVIÇO E CUIDADO

Neste mês, no dia 09, é celebrado o dia daquele que leva o copo de água para o preletor; daquele que ajuda o cadeirante a entrar na igreja; do que pede aos mais falantes para fazerem silêncio; daquele que ajuda os irmãos a encontrarem lugar para se sentar; do que colabora na distribuição dos elementos da Santa Ceia; do que pede para as pessoas não se debruçarem sob a proteção de vidro na galeria… o diácono

E que tal conhecer e entender melhor as funções dessa figura tão importante dentro da igreja?

“O diácono tem como função auxiliar quem necessite, fiscalizar e prezar pela manutenção da ordem e reverência na igreja e nos cultos, além de ajudar no recolhimento da arrecadação dos dízimos e ofertas”, explica um dos diáconos mais jovens da Oitava, Victor Ignácio, de 28 anos.

Na Diaconia da Oitava desde 2018, sentiu o chamado de Deus e procurou obedecê-lo, entendendo ser a vontade de Deus para sua vida. Para ele, a importância dessa função está “no cuidado ao próximo, no auxílio à igreja e a quem necessitar, no zelo pelas coisas que são d’Ele e para Ele.”

Diácono mais bem votado da igreja no ano de sua segunda eleição, em 2011, Márcio Silva (49), mais conhecido por todos como “Marcinho”, está na Oitava desde 1999. Ele já se prepara para seu quarto pleito, colocando nas mãos de Deus a possibilidade de mais um mandato.

Marcinho contou que foi uma grande surpresa ter sido eleito, ainda mais como o mais bem votado, em 2011. Sentindo-se privilegiado, diz que ficou muito feliz e honrado com essa oportunidade de servir na casa do Senhor.

Para ele, o diácono tem uma importante tarefa no que diz respeito à “manutenção da ordem do culto, devendo estar sempre atento ao que os pastores necessitam e ao  que está acontecendo à sua volta, no púlpito e no meio da igreja, chamando a atenção quando necessário, com gentileza e educação”.

Sobre o processo para tornar-se um diácono, é importante destacar que, na igreja presbiteriana os procedimentos são um pouco diferentes do que em outras igrejas. Em muitas delas, o membro é convidado pelo pastor e, a partir deste convite, passa a servir como diácono. Aqui, o candidato deve ser indicado por algum membro ou pela Junta Diaconal, além de ser maior de idade, membro da igreja e preencher os requisitos contidos na Palavra de Deus, como os descritos em Atos 6.3-4: “homens de bom testemunho, cheios do Espírito e de sabedoria”.

A partir daí, a comissão responsável examinará o candidato, o entrevistará e o encaminhará à candidatura para o Conselho da igreja, que definirá quem participará da eleição.

Ore pelos diáconos da Oitava, para que Deus continue os abençoando e recrutando mais trabalhadores para Sua seara.