DIA NACIONAL DO SURDO

Ministério de Alcance aos Surdos (MAS), da Oitava, usa as redes sociais para driblar o distanciamento social.

Celebrado no dia 26 de setembro, o Dia Nacional do Surdo nos faz lembrar de uma parcela da população que, na maioria das vezes, passa despercebida aos nossos olhos. O Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2010 apontou que havia 9,7 milhões de deficientes auditivos no Brasil, número já superado de acordo com um recente estudo. O que pouca gente sabe é que há uma grande diferença entre “deficiente auditivo” e “Surdo”. E uma das principais causadoras desse afastamento é justamente a falta de informação.

Coordenadora do MAS (Ministério de Alcance aos Surdos) – movimento iniciado na Oitava em 2013 -, Lilian Abreu explica que “deficiente é aquela pessoa que tem perda auditiva, mas não se reconhece como surda. Ela usa oralidade [leitura labial], aparelho ou implante, e não faz uso da língua de sinais”. O que caracteriza os Surdos, então? Segundo ela, são pessoas que se reconhecem como tal e que, por isso, utilizam os sinais para se comunicar. No país, no mínimo 2 milhões de cidadãos apresentam surdez severa – não ouvem absolutamente nada -, e destes, 15% já nasceram surdos.

Lilian revela algumas das demandas que chegam a ela por meio do MAS: “solicitações de acompanhamento em médicos; pedidos para que eu traduza situações que ocorrem dentro da família; ajuda para conseguir trabalho”. Dificuldades que se agravaram a partir da pandemia da Covid-19, decretada em março deste ano. Mas nada que a faça desanimar. “Nosso desafio é manter-nos motivados em meio a esta quarentena longa, e não deixar que o tempo e as ocupações do dia a dia nos prive de fazer o que realmente importa: pregar a Palavra”.

O Ministério não só apoia os Surdos em questões rotineiras como mantém intérpretes aos domingos, no culto das 11h. A tradução das pregações para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), iniciada em 2013, atraiu Surdos para dentro da Oitava, que hoje conta com nove intérpretes e sete Surdos, sendo um deles surdo-cego. Mas a dinâmica precisou ser reformulada por causa da nova realidade enfrentada por todo o mundo. “Começamos a fazer traduções dos vídeos dos nossos pastores e, por fim, lives totalmente em LIBRAS às terças, quintas e sextas-feiras. E estamos tendo um alcance bem maior do que podíamos imaginar”, ressalta Lilian. E não é difícil encontrar o conteúdo. Basta acessar ao perfil do MAS no Instagram @masoitava, que já conta com quase mil seguidores.

Há seis anos na Oitava, o casal Gustavo (46) e Mary Hellen (42) transformou a limitação da ausência da audição em um instrumento para servir e trabalhar em prol do crescimento do Reino. Todavia, ele acredita que ainda são necessárias políticas públicas capazes de gerar inclusão e acessibilidade à Comunidade Surda. “É preciso melhorar muito a comunicação nas escolas, bancos, hospitais. Falta intérprete nesses locais e muitas vezes a informação é passada de forma errada”. Mas, apesar dos obstáculos, ele garante: “Meu desejo é continuar firme, trabalhando no MAS e falando de Jesus na língua de sinais”.

Sua esposa, Mary Hellen, conta que, antes de vir para a Oitava, encontrava-se “desigrejada”. Mas não por falta de interesse. Ela ainda não entendia a lingua de sinais, o que, segundo ela, a impedia de compreender a Bíblia. “Agora estou muito feliz servindo a Deus nesta igreja amada”, comemora.

Tem Surdos na família? Quer aprender LIBRAS e servir nesta área? Deseja prestar apoio ao MAS? Siga o Ministério no Instagram, acompanhe as atualizações, compartilhe o conteúdo com pessoas que ainda não o conhecem, leia sobre o assunto e informe-se. Ore para que as atividades voltadas à Comunidade Surda – não só as da Oitava, mas também de outras igrejas – continuem prosperando e se desenvolvendo. E lembre-se sempre: existem dezenas de milhares de Surdos espalhados pelo Brasil que ainda não conhecem a Mensagem da Cruz. Eles precisam de nós!