Menu

Pr. Jeremias

DIA DO PASTOR PRESBITERIANO – 17 DE DEZEMBRO

O dia é comemorado em virtude da data histórica de ordenação pastoral do Reverendo José Manoel da Conceição. Em 17 de dezembro de 1865, o país ganhava o seu primeiro pastor presbiteriano brasileiro. Ordenado padre, trabalhou por alguns anos na Igreja Católica aconselhando os fiéis à leitura da Bíblia. Mas discordava das práticas religiosas e isso o levou ao afastamento de suas funções. Em São Paulo, conheceu e conviveu com missionários e famílias que criam na teologia reformada. Anos mais tarde, foi batizado na Igreja Presbiteriana do Brasil. A partir daí, percorreu várias cidades de São Paulo e outros lugares do Brasil levando o Evangelho de Jesus Cristo.

A Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), fundada em 12 de agosto de 1859, é a oitava maior denominação protestante do país e a maior denominação presbiteriana (são mais de cinco denominações presbiterianas diferentes). Possui cerca de 650.000 membros, quase 6.000 igrejas locais e congregações em todo Brasil e aproximadamente 5.000 pastores.

O pastor presbiteriano, em regra geral, é preparado em um seminário da denominação, estuda quatro anos de teologia, passa por exame em um presbitério, é ordenado e designado para uma igreja local.

Ser pastor é, primeiro, ser nova Criatura. É ser chamado por Cristo Jesus. É amar a Cristo e servir a Cristo e a Sua igreja visível. É ter a Bíblia como autoridade suprema sobre sua vida e não as tradições e/ou decisões de concílios e/ ou suas experiências pessoais.

É pregar a Cristo crucificado e ressuscitado. É buscar a santidade. É buscar ser humilde e manso de coração. É cultivar vida pessoal com Cristo. Desenvolver piedade, vida de oração e santidade. Tomar decisões rápidas e importantes. Enfrentar oposição e crítica. Fugir de comparações.

É, às vezes, ser esquecido e até abandonado. É guardar o seu coração de amarguras e sentimentos de inferioridade ou vingança. É alegrar com o progresso dos colegas de ministério. Abandonar mimimis. Dar frutos que saltam para a vida Eterna. Não fazer por dinheiro, fama ou qualquer tipo de lucro e vantagem pessoal, mas com uma motivação Cristocêntrica.

É tirar tempo para descanso. Cuidar de sua saúde. Curtir sua amada e sua família. Formar discípulos de Cristo. Formar boas equipes. Servir, cuidar, nutrir, inspirar pelo exemplo, “dar uns cascudos” com regularidade. Cultivar amigos hilários e piedosos. Cultivar bons relacionamentos, procurar ser atlético ao máximo. Tratar com firmeza e ternura. Ajudar os outros a melhorar. Ser generoso.

Manter integridade. Sofrer com a maldade humana e seguir amando. Ter um coração perdoador, orar pelos que perseguem, difamam, futricam e murmuram. Fugir da acomodação e de sentir-se um “super-homem”. Tratar seu coração e suas enfermidades, sem constrangimentos.

É confessar seus pecados. É missionar. É regozijar-se no amor e na bondade da igreja, dos amigos e do próximo. É ter em Cristo sua viva esperança. É ser dependente do Espírito Santo, da Graça divina, das orações e do apreço do povo de Deus. Ser pastor é ter múltiplos recomeços e procurar viver para a glória de Cristo.

A todos os nossos amados e ilustres pastores da Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte, aos pastores, presbiterianos (e também de outras denominações)… Feliz dia do pastor!

Pr. Jeremias Pereira

Pastor Titular