DESINTOXIQUE-SE
“Abandonem toda amargura, todo ódio e toda raiva. Nada de gritarias, insultos e maldades! Pelo contrário, sejam bons e atenciosos uns para com os outros. E perdoem uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo, perdoou vocês”. (Ef 4.31-32 – NTLH)
Deixe fora do seu coração os pesos desnecessários das mágoas, das vingancinhas e dos rancores que são inimigos vorazes de sua saúde integral.
Não retenha ofensas.
Não colecione grosserias.
Não guarde insultos e veneninhos que lhe foram endereçados.
Não fique lembrando daquelas fofocas sobre você ouvidas num banheiro de festa, que eles ou elas não sabiam que você estava ouvindo “tudim”.
Perdoe os que lhe maldizem e abençoe os que lhe perseguem. Não responda a invejosos, fofoqueiros e implicantes. E nem se vanglorie disso.
Ria de si mesmo e deixe que os outros também deem risadas dos seus foras, das suas teimosias idiotas, dos seus cacoetes, de suas bizarrices e de suas manias.
Agradeça ao Eterno os dons, os talentos, os amigos, as oportunidades, os esquecimentos, as provas, as tensões, as perdas, as conquistas… tudo é expressão de Seu amor fiel e Sua misericórdia invencível.
Celebre os benefícios da graça comum: sol, lua, estrelas, ar, paladar, flores, beijos reluzentes, conquistas, presentes, benesses variadas. Músicas. Bons filmes. Passeios. Exercícios. Praia. Lazer. Rapadura. Tucumã. Água boa. Banhos diários. Pamonhas. Broas de fubá com “cafezim”. Uma roda de cantoria. Perfume no cangote. Ipês floridos. “Cumidademinasuaisô!”
Brinque mais. Leve a vida com mais leveza. Divirta-se um pouco. Pare de encher os outros! A vida é muito breve!
Celebre os benefícios da graça especial: o perdão dos pecados, a salvação, a presença do Espírito Santo, o dom da fé salvadora e da fé para milagres, os irmãos, a igreja.
Celebre quem você ama. Celebre os amigos. Celebre você. Acima de tudo e de todos: Celebre a Cristo, nosso Senhor.
“Quanto ao mais, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes. Não retribuam mal com mal, nem insulto com insulto; ao contrário, bendigam; pois para isso vocês foram chamados, para receberem bênção por herança. Pois ‘quem quiser amar a vida e ver dias felizes, guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade. Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança. Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e os seus ouvidos estão atentos à sua oração, mas o rosto do Senhor volta-se contra os que praticam o mal’”. (1 Pe 3.8-12 – NVI)
Pr. Jeremias Pereira – Pastor Titular