Menu

Pr. Jeremias

DEPRESSÃO

A depressão, possivelmente, é a maior responsável pelas dores e angústias que atingem a humanidade. Não é fácil definir/descobrir todos os sintomas e as melhores maneiras de tratar a depressão.

Pessoas deprimidas têm baixa autoestima, sentimento de culpa, vergonha, autocriticismo e negativismo. Estudiosos argumentam que a depressão está relacionada com a maneira de pensar, condutas e comportamentos incorretos e as reações erradas da pessoa. Em muitos casos, há pecados no centro do problema e isto não pode ser descartado nem minimizado. Ainda assim, não se pode dar sustentação à ideia, quando há pecado, de que a culpa é de outras coisas, circunstâncias ou pessoas. Quando há pecado, encará-lo e tratá-lo biblicamente ajudará a pessoa a ter soluções reais e verdadeiras.

Tanto cristãos como não cristãos podem experimentar depressão. Quem está deprimido deseja apenas sentir-se melhor, mas isso não é o principal em ordem de prioridade. Em vez disso, a pessoa deve procurar as causas que podem ter contribuído para sua depressão (leia os Salmos 32 e 51).

Em muitos casos, um cristão está deprimido por causa de suas reações a situações adversas, como: conflitos no casamento, falta de filhos, gravidez não planejada, distância da família, morte na família, perda de emprego, uma bênção que ele queria, mas outro recebeu antes, conviver com um(a) filho(a) muito rebelde ou outras situações tensas da vida. Ou pela desobediência espiritual e do pecado não resolvido em áreas como raiva e amargura, ciúmes, rancores, divórcios, imoralidade, etc.

A pessoa, ajudada por irmãos e conselheiros, deve avaliar biblicamente o que o Senhor pensa sobre aquela situação, quais são as orientações da Bíblia sobre o assunto e ser encorajada a procurar ser obediente à sua Santa Vontade (Rm 12.2). É preciso, também, desenvolver e manter a disciplina espiritual de estudar, meditar, ouvir a Palavra de Deus e orar diariamente (Pv 3, 5, 6 e Is 26.3). Ler bons livros e ouvir boas mensagens são instrumentos terapêuticos.

Participar regularmente dos cultos, de um grupo pequeno e da comunhão com os irmãos é importantíssimo. Não se isole, nem deixe a pessoa se isolar. Na reunião da igreja o Senhor manifesta graça, poder, alegria, livramentos e restauração. Procurar uma ajuda pastoral que possa orientar, aconselhar e orar é outra ação valiosa.

Além disso, é importante procurar um médico que, entre outras orientações, poderá recomendar um psiquiatra e/ou ajuda de um profissional da área de psicologia. Não tenha barreiras. Use todos os recursos que o Senhor porventura colocar à sua disposição (inclusive medicamentos recomendados por um profissional da área).

Por fim, deve haver intensa oração da família, da igreja e do necessitado. Os livramentos operados pelo poder do Espírito Santo resultarão em passos positivos para a recuperação integral. Seja paciente. Para problemas complexos como os que, frequentemente, estão envolvidos em casos de depressão, não há soluções rápidas e fáceis. Muitas vezes, meses de ajuda pastoral, de médicos, dos amigos e de uma igreja amorosa serão necessários.

Pr. Jeremias Pereira • Pastor Titular