Menu

Estudos e artigos

DE VÍTIMAS A VENCEDORES – EXEMPLOS BÍBLICOS DE PESSOAS QUE FORAM VITIMIZADAS E VENCERAM

As adversidades podem atingir qualquer pessoa, mas caberá a elas sucumbirem ou se erguerem. Vejamos alguns exemplos bíblicos de pessoas que foram vitimizadas, mas que deram a volta por cima.

  1.   Cristo

Nosso exemplo supremo de alguém que foi vitimado, mas superou a mentalidade de vítima é Jesus. É difícil ler nos Evangelhos os sofrimentos de Cristo sem se sensibilizar.

Eles arrancaram sua barba. Cuspiram em sua face. Ofereceram-lhe vinagre para beber. Zombaram de sua realeza. Coroaram-no com uma coroa de espinhos. O penduraram em uma cruz. E  Jesus era completamente inocente. Nele não foi encontrado engano, nem dolo, nem pecado de qualquer espécie! Se alguém tivesse o direito de ter uma mentalidade de vítima, esse alguém seria Jesus. Você pode imaginar o quão diferente nós olharíamos para Cristo se ele estivesse constantemente reclamando de seus maus tratos e como “todos” estavam tornando sua vida tão difícil? Você pode imaginar se ele saísse do túmulo jurando vingança? Você pode imaginar se depois de sua ressurreição ele andasse por aí sentindo pena de si mesmo? Pense por um instante.

Mas, em vez disso, vemos Cristo em seu pior momento, recusando-se a permitir que seus críticos, acusadores e assassinos o derrubem.

Jesus se colocou nas mãos de Deus, que julga com justiça. Não existe mentalidade de vítima em Jesus! Na verdade, mesmo enquanto o estavam crucificando, ele disse que o pai os perdoava. Ele não está chateado com o que aconteceu. Ele nos mostra como viver sendo um vencedor!

  1. Paulo

Pense no apóstolo Paulo, lançado na prisão pela causa de Cristo. Ele está sentado em uma cela em uma prisão fria, escura e úmida. Sabemos que ele escreveu o livro de Filipenses da prisão. No entanto, não há como lamentar sua condição atual. Não há festa de autopiedade. Não há raiva expressa contra aqueles que o colocaram lá.

Não há vingança sendo planejada. Na verdade, um dos principais temas do livro é a alegria. Em vez de ser vítima, tornou-se um vencedor! Ele superou a mentalidade de vítima.

Em Filipenses 1.12-14, encontramos o apóstolo Paulo afirmando que tudo o que lhe sobreveio contribuiu para a propagação do Evangelho de Cristo.

  1. José

Não podemos esquecer de José, vendido como escravo por seus próprios irmãos. Eles simularam um assassinato para  encobrirem o pecado. Foi falsamente acusado por uma mulher que queria seduzi-lo e, por isso, foi jogado na prisão. Esquecido por um homem a quem ele ajudou e que prometeu que  iria lembrar dele. Ele poderia ter desistido de tudo e de todos. 

Em vez disso, seu excelente caráter permitiu que ele se tornasse a segunda pessoa mais importante em sua época. Não havia nele mentalidade de vítima porque, quando seu pai morreu e seus irmãos o temeram, ele se preocupou mais com os irmãos do que consigo mesmo. Ele foi capaz de superar a mentalidade de vítima.

Em Gênesis 50.19-21, encontramos José acalmando o coração de seus irmãos, afirmando que Deus estava no controle de todas as coisas.

Alguém com mentalidade de vítima não faria o que ele fez, porque a mentalidade de vítima faz com que você se concentre em si mesmo, não nos outros.

Depois de  conhecer  o que  Cristo, Paulo e José enfrentaram e constatar a guinada que deram, conclamo-o a  abandonar o lugar de vítima e ocupar o lugar de vencedor.  

Pr. Roberto SantosPastor Auxiliar