Menu

Estudos e artigos

DAVI – UM HOMEM DE CORAÇÃO QUEBRANTADO

Para entender por que Davi era um homem segundo o coração de Deus, precisamos ver quais características ele tinha para se qualificar para uma descrição tão exaltada. No livro de Atos, o apóstolo Paulo fala dos sentimentos de Deus em relação ao Rei Davi: “Depois que tirou Saul, Deus pôs Davi como rei e disse isto a respeito dele: ‘Encontrei em Davi, filho de Jessé, o tipo de pessoa que eu quero e que vai fazer tudo o que eu desejo.” (Atos 13.22). O porquê Davi foi considerado um homem segundo o coração de Deus é encontrado no versículo: ele tinha um coração quebrantado e fez tudo o que Deus queria que ele fizesse.

Aprendemos muito sobre o quebrantamento e o caráter de Davi no livro de Salmos  enquanto ele abria sua vida para que todos a examinassem. A vida de Davi foi um retrato de sucesso e fracasso, e o registro bíblico destaca o fato de que ele estava longe de ser perfeito. Mas o que o fez um corte acima do resto foi que seu coração estava voltado para Deus. Ele tinha um desejo profundo de seguir a vontade de Deus e fazer tudo que Deus queria que ele fizesse. Um homem segundo o coração de Deus. Vejamos algumas características da vida de Davi, para descobrir o que isso implica:

Parte do motivo pelo qual Davi é chamado de homem segundo o coração de Deus é que ele tinha confiança absoluta no Senhor. Em nenhum lugar nas Escrituras esse ponto é melhor ilustrado do que em 1 Samuel 17, quando Davi, como um jovem pastor, matou destemidamente o filisteu, Golias. Pouco antes do duelo, vemos a evidência direta da de Davi quando diz: “O Senhor Deus me salvou dos leões e dos ursos e me salvará também desse filisteu. — Pois bem! — respondeu Saul. — Vá, e que o Senhor Deus esteja com você!” (versículo 37). Davi estava plenamente consciente de que Deus estava no controle de sua vida e tinha fé de que Ele o livraria do perigo iminente. De que outra forma alguém se aventuraria em uma situação potencialmente fatal com tanta calma e confiança? Davi sabia desde cedo que Deus deveria ser confiável e obedecido. Como vemos nas Escrituras, a fé de Davi agradou a Deus, e Deus recompensa Davi por sua fidelidade.

Outra razão pela qual Davi era um homem segundo o coração de Deus é que ele amava absolutamente a Lei de Deus. Dos 150 salmos da Bíblia, Davi é creditado por escrever mais da metade deles. Escrevendo em vários momentos difíceis de sua vida, Davi repetidamente mencionou o quanto amava a Palavra perfeita de Deus.

Davi era um homem segundo o coração de Deus, pois era verdadeiramente grato.Ó Senhor Deus, lavo as mãos para mostrar que estou inocente. Ando em volta do teu altar junto com os que te adoram, cantando um hino de gratidão e falando das tuas obras maravilhosas.(Salmo 26.6-7). Sua vida foi marcada por épocas de grande paz e prosperidade, bem como por momentos de medo e desespero. Mas em todas as estações de sua vida, ele nunca se esqueceu de agradecer ao Senhor por tudo o que tinha.

Depois que pecou, ​​Davi estava verdadeiramente arrependido. O pecado com Bate-Seba é registrado em 2 Samuel 11.2–5. Os poderosos caem duramente, e a queda de Davi incluiu adultério, mentira e assassinato. Ele pecou contra Deus, admitindo isso em 2 Samuel 12.13: “Davi disse a Natã: ‘Pequei contra o Senhor’. E Natã disse a Davi: ‘Também o Senhor perdoou o teu pecado; você não morrerá.‘” 

Concluindo, Davi era um homem segundo o coração de Deus porque demonstrou sua fé e se comprometeu a seguir o Senhor. Sim, sua fé foi testada em grande escala, e ele falhou algumas vezes. Mas depois de seu pecado, buscou e recebeu o perdão do Senhor. Em última análise, Davi amava a Lei de Deus e procurava segui-la exatamente. Como um homem segundo o coração de Deus, Davi é um modelo para todos nós.

Pr. Roberto Santos – Pastor Auxiliar