Menu

Estudos e artigos

Cuidado com os de fora

Pr. Roberto Teixeira

 

Quando olhamos para a Palavra de Deus percebemos, com muita clareza, que não há um justo, nenhum sequer. Que toda humanidade, e que quem não pecou, é porque ainda não nasceu, que toda a justiça do homem é insignificante mediante as exigências de Deus. Que, por causa da herança adâmica, todos os homens encontram-se mortos em seus delitos e pecados. Também percebemos que, por causa do pecado, o homem está separado de Deus e do próximo. Portanto, podemos afirmar que a humanidade encontra-se

do lado de fora do projeto original de Deus, e que não há nada, absolutamente nada, que ela possa fazer para “entrar” no Santo dos Santos, ou para ser salva e herdar a vida eterna.

Entretanto, para Deus nada é impossível. Tanto que pela sua livre Graça resolveu salvar os seus eleitos desde a eternidade. No entanto, a salvação está focada na misericórdia de Deus e não na sua justiça, pois se fosse por justiça, todo o gênero humano estaria condenado.

Uma vez que um morto não tem condições para buscar a Deus, cabe aos santos, aqueles que foram alcançados pela graça salvadora de Deus, anunciarem as boas novas aos perdidos. Portanto, precisamos atentar para o cuidado com os de fora, para com aqueles que ainda não se manifestaram como eleitos, salvos pelo Senhor Jesus Cristo.

Cuidamos dos de fora quando os vemos com os óculos do amor de Deus. O amor de Deus é extensivo a todas as pessoas, de todas as raças, sexo, religião, etc. Deus nos olha com um olhar de amor, consequentemente, precisamos olhar para os de fora da mesma forma.

Cuidamos dos de fora quando demonstramos o amor de Deus a eles. Deus nos amou de tal maneira que se doou, entregando seu próprio filho por nós. Semelhantemente, precisamos amar as pessoas da mesma forma, de fato e de verdade, com ações e atitudes, quer levantando os caídos, vítimas ou não de infortúnios, curando as feridas, pagando uma hospedagem, ajudando uma obra social, cumprimentando um estranho, etc.

Cuidamos dos de fora quando, intencionalmente, anunciamos-lhes as boas novas de salvação. O amanhã nos reservará muitas surpresas. Uma delas é de encontramos no céu pessoas que jamais imaginaríamos que iriam para lá. Diante desta realidade, precisamos proclamar, intencionalmente, as boas novas às todas as pessoas, àquelas que ainda estão lá fora.

Faz-se necessário olharmos e cuidarmos das pessoas que ainda não “entraram”, que ainda não foram salvas e que ainda não frequentam a nossa igreja, pois, assim, como fomos chamados para dentro, por meio do Seu amor, Deus poderá chamar aqueles que ainda encontram-se do lado de fora.