CREIO NA IGREJA DE CRISTO

A Igreja de Jesus Cristo é o “maior” milagre de todos os tempos sobre a terra. Tudo na Igreja é sobrenatural: seu nascimento, crescimento, impacto global, seu sofrimento, seus ensinos, suas virtudes, sua perseverança, pregação, suas esperanças e sua plena convicção da segunda vinda gloriosa e dos novos céus e nova terra, onde habita a Justiça. Por isso, afirmamos verdades bíblicas que devem continuar norteando nossa caminhada de fé:

a) A Igreja é a noiva e esposa do Cordeiro. Ele se entregou por ela, para apresentar a si a mesmo Igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Ele nasceu entre os pecadores, morreu pelos pecadores, ressuscitou para remissão dos pecadores e está sentado à direita de Deus, todo poderoso, intercedendo pelos seus. Os líderes da Igreja, em todas as épocas, são pastores auxiliares que cuidam e edificam os santos, sabendo que os mesmos são ovelhas de Cristo Jesus, que ele comprou com seu próprio sangue. “Cuidem de vocês mesmos e de todo rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos designou bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue” (At 20.28).

b) A Igreja é a comunidade do povo de Deus, formada por homens e mulheres nascidos de novo, salvos pela graça, unicamente pelos méritos de Jesus Cristo. A Igreja de Cristo não está circunscrita a esta ou aquela denominação, este ou aquele país, uma ou outra classe social ou a qualquer modelo teológico ou doutrinário. “Todos vocês são filhos de Deus, mediante a fé em Cristo Jesus, pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram. Não há judeu, grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus” (Gl 3.26-28).

c) A Igreja é um organismo vivo que recebeu do Senhor dons e ministérios para edificar-se a si mesma em amor. A Igreja não é um “clube religioso”, mas o povo de Cristo, que vive para Cristo e que prega a Cristo crucificado e ressuscitado dos mortos, segundo as Escrituras. “Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem a mesma função, assim também em Cristo, nós que somos muitos, formamos um corpo e cada membro está ligado a todos os outros. Tendo pois diferentes dons de acordo com a graça que nos foi dada…” (Rm 12.4-6a).

d) A Igreja é serva de Cristo. Os crentes servem a Cristo, uns aos outros e ao próximo. Orientados pela Palavra, movidos em oração e amor, fortalecidos pelo Espírito Santo, cooperam para o bem da comunidade dos salvos de modo local e global e para a salvação do mundo. É privilégio de todo membro da Igreja ser sal da terra e luz do mundo. “Vocês são o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para ser lançado fora, ser pisado pelos homens. Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada no alto de um monte. Nem se acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto, mas num lugar adequado onde ilumina bem todos os que estão em casa. Assim brilhe também a luz de vocês diante dos outros, para que vejam as boas obras e glorifiquem o Pai de vocês, que está nos céus” (Mt 5.13-16).

e) A Igreja é missionária. Sua missão no mundo é comunicar a vida de Cristo aos que estão mortos em seus delitos e pecados, no poder do Espírito Santo. É tarefa de sua liderança coordenar e facilitar ações que cooperem para que a Igreja viva de acordo com sua natureza. O que a Igreja é já define e determina sua missão. “Mas vocês receberão poder, ao descer o Espírito Santo sobre vocês, e serão minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda Judéia e Samaria e até os confins da terra” (At 1.8 – NAA).

Neste ano do Jubileu de Ouro, 50 anos, nós, Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte, celebramos com grande alegria, gratidão, quebrantamento e damos glórias, honra e louvores a Cristo Jesus por tão grande salvação. “Porque dele, e por meio dele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre. Amém!” (Rm 11.36).

Pr. Jeremias Pereira · Pastor Titular