CPL 2024: OS 7 SEGREDOS DE UMA PREGAÇÃO EFICAZ
Todo pastor tem como uma de suas tarefas a preparação de sermões. Então, dicas para preparar bons sermões são sempre bem-vindas! Durante sua participação no CPL, o Pr. Flávio Valvassoura, pastor sênior da Igreja do Nazareno Central de Campinas, trouxe os sete segredos de uma pregação eficaz e transformadora. Descubra quais são:
1º) A certeza e a convicção de que a Bíblia é a Palavra de Deus;
“A primeira certeza que um pregador deve ter é de que a Bíblia é a Palavra de Deus. Se você tira esse fundamento, tudo o que está ao redor começa a ruir. Todas as vezes que uma igreja começa a ficar frágil, falta Bíblia. Falta voltar a pregar o simples. A centralidade da mensagem do pregador deve ser a Palavra de Deus. Precisamos voltar à base de tudo. Se você quiser gerar uma igreja santa, um povo comprometido com o Reino, um povo agarrado aos pés do Senhor, pregue a Palavra!”
2º) A certeza de quem é o Autor do Evangelho;
“Não existe nada pior do que um púlpito cheio de arrogância e vaidade. Sem a Palavra de Deus fluindo através da sua boca, você é uma lata vazia: só faz barulho e incomoda. Ao pregarmos, temos que ter a certeza de que quem vai falar é Deus. Pela misericórdia do Senhor, Deus falará através do seu servo.”
3º) O poder da nossa pregação diminui quando tiramos a centralidade da pessoa de Cristo do que pregamos;
“A tua mensagem não pode apontar para um futuro melhor de vida, ela tem que apontar para o Calvário. A igreja é que tem a responsabilidade de anunciar a única e imutável verdade que traz esperança ao coração do homem. Todo coração tem sede e uma carência da pessoa de Jesus Cristo. Você quer ver sua igreja crescer? Fale de Jesus, anuncie o Evangelho, fale do perdão que é oferecido no Calvário.”
4º) A pregação precisa também ter a certeza e a confiança daquele que prega;
“Você tem que estar seguro daquilo que fala. Você tem que ter segurança da sua salvação em Cristo Jesus. Você só pode dar para os outros aquilo que você tem. O pastor precisa ser um testemunho do que o Evangelho faz. Ele não prega apenas no púlpito, ele precisa mostrar para os outros que a Verdade que ele prega é a mesma que ele vive. O tripé que todo pregador precisa ter para anunciar com segurança a mensagem é: perdão dos pecados, o preço que foi pago por Jesus e a esperança eterna.”
5º) A certeza de que a chave para restaurar a vida de uma pessoa é a pregação da Graça de Deus;
“O Evangelho precisa ser anunciado como um ato da Graça de Deus para com o pecador. Todas as religiões apresentam um caminho para o desenvolvimento espiritual, mas a nossa mensagem é a mensagem da Graça de um Deus que ama o pecador e oferece para ele um caminho de perdão e eternidade. Uma mensagem que não anuncia a Graça é sem graça.”
6º) Um culto forte é aquele que traz uma Palavra cheia de poder;
“Tem que ter poder de Deus no púlpito. Poder de Deus não é gritar, poder de Deus é quando o homem fala e o Espírito Santo de Deus age. Você nunca deveria subir no púlpito para pregar sem antes ter um tempo de oração com Deus. Você não pode pregar sem ser revestido de um poder do alto.”
7º) Toda pregação eficaz precisa também trazer conforto ao crente.
“Não há como você ter uma mensagem eficaz se o povo não sai consolado. A mesma palavra que liberta, cura. A mesma palavra que transforma, consola. Você precisa de um púlpito consolador, em que aquele que chega aflito, sai sabendo que o Senhor é o seu pastor. O púlpito é lugar de conforto e consolo para a igreja.”
FRASE QUE MARCOU:
“Pregação que não é inspirada e fundamentada na autoridade das Escrituras não fará o que precisa ser feito para as pessoas que ouvem. A pregação que impacta corações é aquela que é impulsionada pela Palavra de Deus. Quando você prega as Escrituras, o Espírito Santo age e o coração das pessoas é aquecido.”
(Pr. Flávio Valvassoura)