Menu

Notícias

CPL 2019 | Miss. Andréa Vargas – Segunda-feira – Noite

O Congresso de Pastores e Líderes da Oitava Igreja neste ano tratará sobre o tema: “O Evangelho transforma a cultura”.  E a noite de abertura começou de uma forma muito especial! O Pastor Iury Guerhardt, à frente da liturgia, convidou todos os congressistas a abraçarem o irmão mais próximo, fazendo uma grande recepção no melhor estilo Oitava Igreja: com acolhimento!

Ele usou o Salmo 87 para falar sobre as cidades e o ambiente espiritual, em seguida, orou pelo evento, pedindo ao Senhor que abençoe a cada participante e que use o Congresso de Pastores e Líderes para encorajar e renovar vidas e ministérios.

O Louvor da Oitava Igreja dirigiu o período de cânticos e de adoração ao Senhor com músicas que exaltam a Glória de Cristo e que reforça a nossa dependência do Pai.

Ao convidar as crianças à frente, para que elas se dirigissem ao CPL KIds, o Pastor Bruno Barroso orou para que cada igreja representada na Oitava alcançasse ainda mais crianças e seus pais.

O Pastor Jeremias Pereira, então, trouxe uma palavra para encorajar a liderança das igrejas, destacando que a liderança é a responsável pelo ritmo da igreja e que é necessário mudar a subcultura das congregações, pois nelas há traços da Graça, mas também há traços do pecado. Ele levantou três elementos essenciais para a transformação das igrejas:

Trabalho de Deus + Elemento humano

(Convicção de pecado, alegria e paz no amor, na Graça e na soberania e no amor de Deus)

– Preparar o altar não traz o fogo;

– Mas sem preparar o altar o fogo descerá como.

Elemento humano

Prepara o altar:

– Oração focalizada em Deus e no seu Reino;

– Oração ousada e específica;

– Oração corporativa que prevalece;

– Oração que leva ao arrependimento da igreja e o anseio por Deus.

EV X EPD X PES + OCR + PPE + BDR + RCC

Evangelho x Experiência com o poder de Deus x Poder do Espírito Santo + Oração centralizada no Reino + Proclamação poderosa do evangelho + Bom diagnóstico real + Respostas corajosas e criativas.

Ao final de sua palavra, o Pr. Jeremias convocou os participantes do CPL a orarem uns com os outros. Um tempo importante de intercessão e de clamor a Deus.  A surpresa da noite ficou por conta de um lindo momento de oração pela vida e pela saúde do Pr. Jeremias, convocada pelo Pr. Roberto, que pediu aos Pastores da Oitava subissem ao púlpito para estender aos mãos sobre o Pr. Jeremias, ao mesmo tempo que os participantes – que foram convidados a virem de camisa florida – oravam de seus lugares. No fim da oração, todos os congressistas foram ao púlpito para a fotografia oficial do evento.

Em seguida, houve mais um momento de louvor e adoração. A noite ainda teve a palavra da Missionária Andréa Vargas, da Missão Avalanche, que trouxe uma série de reflexões a respeito da transformação da cultura:

– Não devemos esperar menos desse poder transformador do Evangelho.

– Não subestime o que Deus quer fazer com a sua vida.

– Como o Evangelho pode transformar a cultura?

Ele poderia fazer sozinho, mas ele resolveu envolver a comunidade. Porque parece que envolvendo comunidade combina mais com o jeito dele, afinal, ele é comunidade. Precisar de nós ele não precisa, mas ele escolheu envolver seus filhos, a comunidade de fé.  Jesus está no meio da comunidade, vendo uma mulher (Lc 7.11-17).

– Como transformar uma cultura se a gente não a vê.

Não tem como acreditar que haverá transformação, se a gente não partir da premissa que a gente veja a cultura ao nosso redor. Estamos mal acostumados, achando no direito de focar alheio à cultura: “sou tão santo, que não me envolvo nesse mundo caído, não me envolvo”.

-É preciso ter intenção de transformação na Cultura.

– É preciso ser relevante.

– Precisamos ver aquilo que Jesus viu, as pessoas, a cidade, o que está ao nosso redor.  Olhar de turista, curioso, para ver tudo. Parece que na nossa cidade, perdemos o interesse.

– A nossa relação com a bagunça é apaga a luz. E Deus disse para acender a luz, vamos ver o tamanho do estrago. Acende a luz, parar de querer fazer de conta que não tem problema.

– Dimensionar o tamanho da bagunça. Primeiro passo para ser relevante. Gente acomodada não faz esse movimento.

– Para essa transformação de cultura chegar, temos que romper com dói maus hábitos: preguiça e covardia.

– Os desafios dessa geração são complexos, mas eles não são maiores que o poder do Sangue do Cordeiro.

– Os ídolos mudam e se eu não me antecipo a isso eu me desconecto da minha geração. A gente não vai ver, não vai ter compaixão. Não seremos relevantes, não veremos transformação alguma.

– Somos sal da terra. O sal faz com que você não caia e não se afaste do caminho. Mantemos as pessoas no caminho. Salga, dá sabor, aguça a sede, evita a putrefação, mas também aponta o caminho.

– A porção que lhe cabe é fazer com excelência e o problema é o relaxamento.

– A cultura está sendo observada. Tem gente de olho na cultura. Por que nós não fazemos isso? Porque dá trabalho, mas também vai dar louvor a Deus.

– A cidade está na mão. A Cultura está pedindo: “vem em mim, igreja”.

– Somos o sal e vamos mudar o rumo dessa cultura.

– Deus olhou para seu povo e disse: “está vendo tudo que te cerca, quero que você assuma o estandarte”. O estandarte é para anunciar que está chegando e mostrar o caminho para quem está vindo atrás.

– Educação, sociedade, saúde, política, finanças, lazer, cultura, esporte… Esse é o seu caminho. Teologia, família, sexualidade… É para cá, nós temos a direção. Somos o sal, vamos derreter tudo o que esta na frente que pode te desviar. Esse e o nosso papel, mas nos ainda sonhamos isso?

– Que Evangelho é esse que não transforma a cultura? Não é Evangelho, porque se fosse transformava. Estamos sendo desafiados a vivenciar a maior aventura da nossa vida que é de apontar um a caminhar para uma nação em todas as suas esferas. Quem e central é o Espírito Santo, e ele resolveu usar o povo de Deus, a começar pelos lideres.

– Ser semelhante a Cristo, um pequeno Cristo. A igreja é um pequeno céu na terra.

– A liderança é importante, o estandarte está na sua mão. Deus já o deu quando te chamou quando te chamou de pastor. Deus escolheu você para o sagrado ministério, isso é honra, é privilégio. Você tem o coração do Bom Pastor, ele emprestou um pedaço para você. Lembre-se de quando o seu coração ardia e você cria nessas coisas. Volte a sonhar, não se conforme.

– Romper com aquilo que está sugando sua vitalidade, em geral, um ídolo.

– Precisamos aprender a falar.

– Que haja luz no nosso coração, que sejamos humildes e peçamos ajuda.

– Mateus 11.28: Se estivermos movidos a Jesus Cristo, a transformação da cultura não trará esgotamento para nós.

– Reparar na bagunça para ajudar a organizar, isso é ser igreja. Haja luz.

– Jesus, no meio da multidão viu uma cena, se conectou e fez uma intervenção. Ele não estava alienado.

No fim da noite, os líderes e pastores presentes na Oitava oraram ao Senhor e seguiram para o momento de comunhão no coffee break do Congresso.