CPL 2019 | Pr. Neil Barreto – Quarta-feira – Noite

O CPL chegou à sua penúltima noite nesta quarta-feira, 18, com o Culto da Família, aberto também aos membros e visitantes da Oitava Igreja. Dezenas deles se juntaram aos congressistas para adorar ao Senhor e aprender da sua Santa Palavra. No momento de abertura, o Pastor Roberto Santos afirmou aos participantes: “O Senhor pode mover e moldar nossas vidas nesses dias!”.

O primeiro momento de louvor foi conduzido pelo Ministério da Oitava Igreja, com canções de adoração ao Senhor. Após o período de músicas, o Pastor Iury Guerhardt convocou toda a igreja a orar por cada líder e pastor presente no CPL. A igreja também orou por cura e por orientação de Deus em decisões. Logo em seguida, Marcos Almeida também participou do louvor.

O preletor da noite foi o Pr. Neil Barreto. Ele falou sobre o texto de João 10.1-6, e destacou quatro pontos sobre o trecho bíblico:

1 – Há mais de uma entrada no aprisco: Jesus diz que ele é a porta, então se alguém não entra pela porta é ladrão, salteador, porque entrou por outro lugar. E o ladrão vem para matar, roubar e destruir.

2 – O pastor e o ladrão estão dentro do aprisco: Na igreja, eu posso ouvir a voz do pastor ou do ladrão salteador. O inimigo maior está dentro e não fora da igreja e se houver uma destruição da igreja, não vai ser uma ação diabólica de fora, mas vai ser uma implosão. Vai ser de dentro para fora. A mensagem da igreja fake parte do princípio “pare de sofrer”, e quem é que não quer parar de sofrer? Isso não gera conversão, gera adesão. Se é adesão, não dá para discipular. A liderança brasileira está morrendo de cansaço porque está tentando extrair fruto do espírito de quem não nasceu de novo. As pessoas entram para adorar mas não saem para servir, são consumidores e não discípulos.

3 – Ouvir é tão importante quando a palavra: A primazia é da palavra, mas o que adianta pregar se você não ouvir? A distinção entre o ladrão e o pastor é feita pelas ovelhas pela audição. Existe mais de uma voz. Existem muitas vozes, mas a distinção delas é responsabilidade das ovelhas. Eva escolheu ouvir a voz errada. A ação do diabo é desdizer a palavra de Deus, ser uma voz antagônica à de Deus. O diabo desconstrói o construído por Deus no coração da humanidade. E desconstrói pela palavra. Pega a Palavra de Deus e distorce para desconfigurar o projeto de Deus. O método é o mesmo até hoje. Se há fake na igreja, há verdadeiro na igreja. O verdadeiro na igreja é sempre marcado pelo racional. O mal, se leva nossa mente, leva o corpo todo, por isso ele luta pela capacidade de raciocínio. O deus desse século cegou o entendimento. Qual é a missão da igreja de Jesus? Desenvolver a sua escuta espiritual porque a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus. E ouvir é mais do que ouvir sons, é discernir as intenções por trás das palavras.

4 – O verdadeiro pastor não é aquele que mantém a ovelha no aprisco, mas o que a conduz para fora de lá. O pastor não prepara a ovelha para a igreja, prepara para o mundo. A igreja é uma escola de transformação para este mundo. O Evangelho transforma a cultura porque transforma o sujeito, e o sujeito que não transforma a cultura não é ovelha, é fake. A diferença do fake para a verdade, é que a verdadeira cumpre o ide e a fake o vinde. O pastor é treinado para encher a igreja, mas o poder da igreja não é de ajuntamento, mas de influencia, o sal só presta quando ele sai do saleiro. Pastorear não é construir cercas, proibir, mas é derrubar cercas e ensinar. Pastor leva a gente para a sociedade, para a cultura, prepara a gente para a universidade. Há igrejas de 50 membros que tem mais influência em seu bairro do que igrejas de cinco mil membros. Uma igreja vencedora não é aquela que mais aglomera gente em seu templo, mas a que mais influencia gente que não entra no templo. A igreja transforma a cultura quando ela é igreja de verdade. O servo salvo transforma porque foi transformado de verdade. A igreja é o lugar de nos preparamos para transformar, porque fomos transformados.

Para encerrar, além de uma oração pela liderança, ele deixou três dicas preciosas para os pastores:

– Pastor, ensine a sua igreja a pensar e não a depender de você.

– Pastor, ensine a ir e não a vir.

– Ensine a ser útil, e não feliz.