Menu

Notícias

CPL 2019 | Pr. Luciano Subirá – Quarta-feira – Manhã Parte 2

A abertura da segunda parte da manhã aconteceu com o tradicional sorteio do Pr. Bruno. Em seguida, Marcos Almeida ministrou no momento de louvor. O preletor convidado deste momento foi o Pr. Luciano Subirá. Ele começou sua palavra dizendo que “o ministério é uma honra, não importa o que eu ou você possamos passar”.

O Pastor também testemunhou uma história de sua infância, de quando seu pai ensinava a ele e seu irmãos o valor da leitura, fazendo com que eles lessem cerca de 50 livros por ano. Ele comentou que “como nação, nos escondemos atrás de uma cultura que diz que não gosta de ler, ou já lê o suficiente. Leia mais! Quem lê mais fala melhor, pensa melhor, vive melhor. Leia, principalmente, a Bíblia”, aconselhou.

Ele começou sua mensagem contextualizando a história de Davi presente em 1 Samuel 23.1-13 e destacou alguns pontos sobre como Deus usa seus servos como instrumento para ajudar pessoas com problemas. O título de sua mensagem foi “Servindo os outros, mesmo com problemas”. Veja abaixo o resumo da pregação.

– Quando eu devo parar? Todos temos inclinação a altos e baixos, como Elias. Deus o usou a despeito das limitações e fraquezas. Devemos parar e restaurar em três casos:

– Caráter: Há situações em que é preciso usar bom-senso e parar. Paulo, quando fala de qualificações para o ministério, não diz apenas sobre habilidades, mas sobre caráter, testemunho. Então quando há pecado, devemos parar, restaurar. Brincar como pecado não nos autoriza a continuar. Há momentos quando líder deve parar. Sansão deveria saber disso. A força da liderança é o exemplo.

– Família: Qualquer sinal de problema familiar, pare tudo para cuidar da sua família, porque ela é seu primeiro ministério, a coisa mais importante depois de Deus. Se alguém não sabe governar sua própria casa, como vai cuidar da casa de Deus.

– Por seus próprios problemas.

– Quando eu devo continuar? Sempre! Ajudar os outros a suportar pacientemente o que experimentamos primeiro. Paulo, passou por tantas coisas, mas ele não parou. Na Galácia, com o propósito de cuidar de si mesmo, ele teve a oportunidade de pregar a Palavra. Nossos problemas pessoas não precisam, necessariamente, nos impedir de ser bênção na vida de outras pessoas. Paulo como exemplo: ser firme, inabalável, sempre abundantes. Muitas vezes vamos nos cansar até de fazer o bem, vamos pensar que já temos nossos problemas, por que comprar a briga dos outros? Muitas vezes enfrentamos tempestades que nem são nossas, são respingos das tempestades dos outros, mas podemos vencer nossas tempestades e ainda ajudar quem está do outro lado.

– E no final, vale a pena? Às vezes as pessoas vão demonstrar gratidão pelo que você fez, mas nem sempre. Quando o Senhor nos manda ajudar o povo, não estamos servindo o povo, mas a Deus. Não devemos esperar reconhecimento das pessoas, mas de Deus, ele não é ingrato. Para não parar é preciso lembrar que o nosso compromisso é com aquele que nos enviou, a recompensa vem dele. Criamos expectativas de recompensas que não existem. Se no meio do caminho tiver gratidão da parte dos outros, é lucro. Deus diz que ele tem a recompensa para cada um de nós. Quantas vezes oramos pelas pessoas, mas as nossas causas próprias não foram atendidas ainda. Não fomos chamados para entender tudo, mas para confiar naquele que em enviou. Precisamos ter um aprofunda confiança em Deus, permanecer fiel a Deus enquanto servimos aos outros. Reprograme as suas expectativas. Deus nunca prometeu que obedecendo no ministério você não teria problemas, mas assim temos a chance de ver Deus agindo nas nossas vidas e na vida de outras pessoas. A gratificação que vamos receber no final é o que importa. Haverá momentos no ministério em que você vai sofrer. E muitas vezes não percebemos como Deus está nos ajudando a crescer com isso, a tirar o foco de nós mesmos para focar nele.

O período da manhã foi encerrado com orações e com um tempo de bate-papo entre os Pastores Jeremias Pereira e Luciano Subirá e Marcos Almeida sobre a igreja brasileira, cultura e Evangelho.