CPL 2018 – Noite de encerramento 20/09 – Dr. Ismael Sobrinho

Muito alegres pelo tempo de investimento e cuidado com a vida ministerial e pessoal, mas com certo aperto no coração por estar se encerrando mais uma edição do Congresso de Pastores e Líderes, o CPL, mais de 500 pessoas se reuniram no templo da Oitava Igreja na noite de quinta-feira, 20 de setembro.

Uma noite memorável! Louvor com a banda de Ana Karini, adoração, muita oração, comunhão e Palavra do Senhor, que ministrou aos corações e transformou vidas. Na abertura, o Pastor Israel lembrou o tema inicial do Congresso: “è muito cedo para desistir”, conforme disse o Pr. Jeremias Pereira.

A palestra da noite foi do Psiquiatra Dr. Ismael Sobrinho, que falou sobre a saúde emocional do líder. “Como não se tornar o meu paciente” foi o título de sua palestra. Ele, logo de início, disse que é uma boa notícia esse assunto dentro da igreja: “Quebra de paradigmas. Pastores falam pouco sobre a necessidade de falar dos sentimentos.”, considerou. Ele leu 1 Reis 19 e comentou a história de Elias.

O psiquiatra apresentou diversos números, como:

– Hoje, ele tem 250 pacientes pastores;

– O pastor tem três vezes mais chances de desenvolver problemas emocionais;

– A doença emocional, em 2023, pode atingir o primeiro motivo no patamar de afastamento do trabalho;

– 23% dos pastores nos EUA já tiveram algum problema emocional;

– 57% dos pastores dos EUA largariam o ministério se tivessem outro meio de vida;

– 90% dos pastores trabalham mais que 50 horas por semana (com desgaste físico, emocional).

– 25% não tem a quem recorrer;

– 45% das esposas de pastores dizem que o maior problema da vida delas é o esgotamento do ministério do marido;

– 60% dos pastores dos EUA acreditam que o envolvimento com o ministério afetou a paixão em pregar o evangelho;

– 94% sente pressão de ter uma família perfeita;

– 4 anos é a média de duração de um ministério nos EUA;

– 44% não tem um dia de folga;

– 78% foram forçados a pedir demissão;

– 70% não tem um amigo próximo;

– 90% já tiveram sentimentos depressivos;

– 75% estavam sob efeito de estresse muito grande.

Ele também apontou alguns sinais do esgotamento e disse que se a pessoa já tem dois desses sinais, está começando a ter esgotamento emocional.

– Se você está dormindo mal;

– Se você está mais irritado;

– Se você está com problemas de memória.

O profissional também explicou que toda pessoa que já pensou em suicídio tem depressão grave: “Pedir a Deus para levar em oração é a vontade de suicidar do crente. O crente não pensa em tirar a própria vida, mas ele pensa em morte natural”, comentou.

Dr. Ismael listou as características de um líder adoecido:

– Superdimensiona as coisas ruins e diminui as coisas boas;

– Tudo que é ruim fica pior e tudo o que é bom ele não consegue enxergar;

– Começa a não querer ter pessoas próximas a ele;

– Perde a identidade espiritual;

– Sentimento de inconstância, de incapacidade;

– Não consegue trazer à memória o que dá esperança;

– Perde a energia;

– Distorce a identidade;

– Afeta a sua fé.

E as causas do esgotamento emocional:

– Caos social;

– Fator escatológico;

– Fator psicológico;

– Fator físico;

– Fator espiritual.

Mas também apontou as soluções:

– Físicas: Cuidar do seu corpo, recuperar o desgaste emocional, descansar.

– Emocional: Conte o que está acontecendo. Um ambiente cristão de confissão.

– Espiritual: Ir à igreja, aproximar-se de Deus.

Veja outros pontos destacados pelo Dr. Ismael Sobrinho:

– Colocar o homem como agente removedor de sua vida em detrimento de um Deus que move a vida delas está tendo efeitos colaterais;

– As doenças emocionais não são causadas especificamente por fatores espirituais, mas o nosso inimigo usa a nossa fraqueza física para nos derrubar

– Muitos tentam suicídio porque a pessoa que está frágil emocionalmente está com o “antivírus” um pouco mais fraco;

– A pessoa que está bem e vem esses pensamentos, ela vai trazer a Palavra de Deus. Ele vai resistir ao diabo e ele fugirá dele. O diabo não causou o suicídio, mas ele aproveitou da fragilidade;

– Alguém que serve a Deus pode passar por um processo de crise emocional;

– Nós achamos que o crente não pode passar por isso;

– O corpo não é curado instantaneamente, a mente também não, é processo;

– O passado espiritual não protege a pessoa de ter problemas emocionais;

– Jesus conhece nossos sentimentos;

– Se você está adoecido agora, isso começou a, pelo menos, três anos atrás. Não se adoece do nada;

– Saia da caverna!

Um momento especial de oração entre os congressistas, a oração do Pai Nosso em música, tocada e cantada pelo Pastor Mauro Feliciano, também marcaram a noite. Além disso, o Pastor Jeremias Pereira apresentou uma lista de ações para melhorar a saúde emocional, conforme apresentado por ele no início do Congresso:

– Expresse seus problemas com humildade;

– Abra-se com vulnerabilidade;

– Aproveite seus relacionamentos e seus amigos;

– Enfrente seus problemas com atitude positiva;

– Busque soluções para aquilo que está roubando seu sono;

– Altere suas circunstâncias;

– Lute por sua família;

– Corre riscos para progredir;

– Desenvolva um espírito de fé;

– Confie na providência e soberania de Deus;

– Use o que Deus lhe confiou para construir um futuro melhor;

– Vá e cumpra a missão.

Ainda foi realizada a Ceia do Senhor, ministrada por diversos pastores do congresso, aconteceram os sorteios, agradecimentos, orações e a exibição do segundo quadro pintado pelo Pastor Bruno antes do encerramento com chave de ouro. Uma noite, uma semana impactante, transformadora, que abriu os olhos, a mente e o coração de líderes e pastores de todo o Brasil para um tema muito relevante para o presente e o futuro da igreja.

No ano que vem, em setembro, tem mais CPL. Desta vez, com o tema: O poder do evangelho para transformar a cultura. Em breve serão divulgados os pacotes para inscrição. Acompanhe e garanta sua vaga!