Menu

Notícias

COSTURANDO SONHOS

Projeto da AWISO doa kits de enxoval, produzido por voluntários, a instituições que atendem pessoas em vulnerabilidade social.

Pegue linha e agulha, agora junte boa vontade, generosidade, gentileza, amor, empatia… Uma boa quantidade de cada, somada à alegria, afeto, fé e a tantas outras qualidades, formam a colcha de retalhos do Costurando Sonhos, um projeto realizado pela AWISO, Associação Beneficente Wilson de Souza, desde 2017.

O programa reúne doações de retalhos e voluntários dispostos a trabalhar com a seleção de materiais, costura e entrega de enxovais para instituições parceiras, como casas de acolhimento infantil ou de idosos, além de comunidades terapêuticas. Ele oferece um kit composto por: um lençol de solteiro, uma fronha e uma colcha. Além de um mimo, oferecido às vovós dessas instituições: uma almofada carinhosamente confeccionada pelas voluntárias.

Atualmente, cerca de 11 pessoas estão envolvidas na fabricação dos kits. Sete voluntários participam dos trabalhos toda semana, na sede da AWISO, com todo o equipamento que a costura requer: máquinas, tesouras, linhas e outros objetos. Outras quatro pessoas contribuem de casa, tornando a rede de ação social ainda mais forte. Outra fonte de apoio são as famílias e empresas do ramo de confecções que doam os retalhos.

O grupo trabalha com dedicação e amor, cuidando de todos os detalhes para que os kits sejam impecáveis. Segundo a assistente social e coordenadora de programas da AWISO, Ana Paula Marciano Souza, hoje, seis instituições recebem os kits do Costurando Sonhos. A cada pessoa assistida, o local recebe dois kits. Além disso, 15 famílias participantes de um outro projeto da AWISO, o Mercado Solidário, também foram contempladas com os enxovais, totalizando, até hoje, mais de 500 kits doados. O programa já alcançou mais de 260 pessoas, diretamente.

Para receber os enxovais, as instituições buscam a AWISO, que realiza uma triagem e verifica a necessidade do local. Após a preparação dos materiais, os kits são retirados na sede da OSC (Organização da Sociedade Civil). Há casos, também, em que os próprios voluntários realizam a entrega à entidade apoiada. Neste caso, surge a oportunidade de evangelização. Eles oram, deixam uma palavra de esperança e o mais importante, falam de Cristo Jesus.

“É sempre gratificante o momento da entrega das doações dos kits, pois podemos ver no olhar e no sorriso de cada pessoa, e/ou responsável pela instituição, a alegria de estar recebendo os itens, confeccionado com tanto carinho e zelo”, declara Ana Paula sobre a ação de entrega.

Ainda segundo Ana, o Costurando Sonhos abençoa e impacta a vida não só de quem recebe, mas também de quem doa o seu tempo e o seu talento para participar da iniciativa: “Vemos a importância também para nossos voluntários, que descobrem neste momento de encontro a oportunidade de partilhar conhecimentos e experiências de vida, oportunidade de início ou fortalecimento de amizades que geralmente são levados para o dia a dia pessoal”, completa.

Se você deseja servir no projeto, como voluntário ou com as doações, procure a AWISO e abençoe milhares de vidas!