Menu

Pr. Jeremias

CONVERSE COM AS CRIANÇAS NESTES TEMPOS DE PANDEMIA

As crianças estão envolvidíssimas nestes tempos de pandemia. Elas percebem a casa, os noticiários, têm aulas on-line, não podem ter escola bíblica, culto infantil e outras atividades presenciais.

E as perguntas são múltiplas: sobre a escola, lives, saúde, morte, política, volta à igreja, etc. É claro que muitas vezes há perguntas teológicas: “Quem criou Deus?”; “Por que Deus não mata o diabo, se ele é todo poderoso?”. Há perguntas também que nos fazem sorrir: “Deus tem um gato ou um cachorro?”; “Jesus gostava de sorvete?”; “Na casa de Maria e Marta Jesus comeu sobremesa?”; “Jesus roncava muito?”.

Além de tudo isso, elas ouvem sobre os medos, as inseguranças, as tensões políticas, eleições, coronavírus, vacinas e mil e uma preocupações que atingem seus pais, familiares, a igreja, o Brasil e o mundo.

Quando as crianças perguntarem e você achar que as perguntas são difíceis ou que encrencam você demais…

FIQUE CALMO OU ACALME-SE. Não entre em pânico. Não há perguntas erradas. Se você entrar em pânico, comunicará insegurança, medo e gerará intranquilidade na alma da criança. Respire fundo. Acalme-se. Não dê aquela resposta dura: “Pare de pensar nisso, ‘minino’ ou ‘minina’!”; “Como você pode pensar uma coisa dessas?”; ou “Onde anda sua cabeça?”.

ENTENDA E ESCLAREÇA O ASSUNTO. Entenda o que a criança está lhe perguntando. Uma criança perguntou ao pai: “O que é sexo?”. O pai foi alongando um discurso, tentando explicar uma relação sexual entre esposa e esposo para gerar um bebê. A criança não estava entendo aquilo e voltou a perguntar: “Aqui tem sexo: M? ou F?”. Reserve um tempo para ter certeza de que você sabe o que as crianças realmente estão perguntando. Faça perguntas de esclarecimento antes de começar sua resposta. Você pode ficar aliviado e leve.

RESPONDA DE ACORDO COM A IDADE E MATURIDADE DA CRIANÇA. Uma criança de três anos não consegue lidar com a mesma profundidade de respostas que uma de 10 anos. Algumas crianças de cinco anos podem ser mais maduras do que outras e exigem respostas mais aprofundadas. Um pré-adolescente, provavelmente, poderá lidar com uma conversa mais elaboradora sobre política. Seu filho de cinco anos precisa que você mantenha as respostas simples. E que demonstre, sempre, aceitação e tranquilidade.

RESPEITE O SEU RELACIONAMENTO COM A CRIANÇA. Se você é um líder de igreja ou voluntário, há algumas perguntas que você precisa passar aos pais. Sempre traga os pais para conversar sobre qualquer assunto que possa ser controverso.

SEJA LEAL E HONESTO. A saída mais fácil é uma resposta rápida e vaga, mas sempre totalmente verdadeira. Mas o objetivo como pais, mães e líderes cristãos é que as crianças conheçam a Cristo e tenham uma cosmovisão bíblica.

AFIRME O QUE AS ESCRITURAS ENSINAM. Aponte sempre para as Escrituras. Sempre. Afirme o que a Bíblia diz. E se a Bíblia não diz nada sobre o assunto, diga: “A Bíblia realmente não diz nada sobre isso…”.

SEPARE SUA OPINIÃO DAQUILO QUE É BÍBLIA PURA. Separe sempre a sua opinião da Bíblia. Isso é muito importante, especialmente em questões em que a Bíblia não aborda diretamente e é apenas a sua opinião. Isso é importante, sobretudo, para questões que não são abordadas diretamente pelas Escrituras. Tenha certeza de que as crianças estão entendendo que é apenas a sua opinião.

SEJA HUMILDE E DIGA SIMPLESMENTE: “NÃO SEI”! “Eu não sei” é uma boa resposta. É totalmente normal pedir um tempo para pesquisar ou convidar a criança para pesquisarem juntos. Ninguém sabe tudo. Ninguém tem todas as respostas na hora. Seja humilde. As crianças aprendem muito com pessoas humildes.

ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS E PELAS CRIANÇAS.

Toda vez que uma criança faz uma pergunta a algum adulto, ela revela um grande nível de confiança na pessoa. Não receba as perguntas mostrando irritação. Ouça com carinho e atenção. Ore sempre para o Senhor lhe guiar. Procure ajuda. Escreva as perguntas. Mais tarde elas lhe farão sorrir de maneira confortadora.

Cada pergunta pode ser um momento de aprendizado para direcionar ou redirecionar as crianças ao Senhor Jesus. As perguntas mostram o que as crianças estão pensando.

Acolha as crianças. Converse com as crianças. Ore pelas crianças. Lembre-se: “Deixai vir a mim as crianças”. Palavras do criador do Universo e nosso Senhor Jesus Cristo.

*Baseado um texto de Jenny Smith

Pr. Jeremias Pereira • Pastor Titular