Menu

Estudos e artigos

CONQUISTE COM OUSADIA

Josué 2

As promessas de Deus feitas a Abraão começavam a se materializar para o povo hebreu. Foram divinamente libertados do jugo do Egito, conduzidos por Moisés até as campinas de Moabe. A liderança da nação foi transferida a Josué por ocasião da morte de Moisés, toda a população (cerca de dois milhões e meio de pessoas) estava decidida a invadir Canaã depois da bem-sucedida conquista da Transjordânia, terras a leste do Rio Jordão, onde as terras foram distribuídas por Moisés à tribo dos filhos de Rubén (Js 13.15), à tribo de Gade (Js 13.24) e à meia tribo de Manassés (Js 13.29).

Religiosa e moralmente, a terra vivia infestada de idolatria, completamente degradada: El era o deus supremo, um tirano cruel e sanguinário, de sensualidade incontrolável; Baal era filho de El e o seu sucessor. Dominava o grupo cananeu e era considerado o “Senhor do céu”. Era o deus da chuva e da vegetação; Anate era irmã de Baal e uma das três deusas protetoras do sexo e da guerra. Concomitante com o culto da prostituição sagrada, havia o morticínio infantil, Asterote (Astarte) eram esposas de Baal e também deusas do sexo e da guerra; e Moloque e Milcom, de origem amonita, eram deuses da orgia, do mesmo modo que Camos era a divindade nacional dos moabitas. Os povos de Canaã refletiam as perversões desses falsos deuses, adorando-os.

O povo hebreu, aos olhos humanos, era insignificante com relação a outros povos que habitavam Canaã, que, por sua vez, possuíam cidades bem fortificadas, como Jericó, edificada sobre um outeiro, estava rodeada por dois muros de tijolos, um de 3,6 metros de largura e o outro de quase dois metros. No entanto, as promessas do Deus de Israel para o seu povo jamais poderiam ser frustradas por nenhum destes deuses, nem tampouco pela transgressão dos hebreus. Deus estava conduzindo e preparando um povo para estabelecer e conquistar uma terra que, posteriormente, faria dele uma grande nação, que mais tarde abençoaria todas as famílias da terra (Gn 12.1-3), concretizado na pessoa de Jesus Cristo. Deus é o protagonista de toda a história.

Em um dos desdobramentos da conquista de Canaã, no capítulo 2, como um bom estrategista orientado pelo Senhor dos Exércitos, Josué secretamente envia espias de sua confiança à primeira cidade a ser conquistada: Jericó. Apesar das fortalezas que a protegiam, estavam “desmaiados” de pavor por causa das maravilhas que Deus havia efetuado para o povo de Israel, desde a saída do Egito (2.10).

Diante do texto de Josué 2, conquistar com ousadia requer as seguintes condições:

1) O Senhor tem que ir à frente daquilo que desejamos conquistar. (V. 9)

Em Js 1.8-9, Deus fala com Josué que prosperaria seus caminhos e teria sucesso nas conquistas somente se obedecesse a Lei e falasse constantemente dela de “dia e de noite”.

A partir do principal, ou seja, andar e observar a Lei, as estratégias usadas por Josué em enviar os espias para andar e observar a terra (2.1) seriam condições secundárias para a conquista de Jericó. As notícias trazidas por eles depois de três dias animaram Josué e todo o povo para continuarem avançando sobre a terra prometida. Em tudo que almejamos conquistar nesta vida, nos variados contextos em que vivemos, familiar, financeira, emocional ou espiritualmente, precisamos colocar em primeira mão a Palavra de Deus à frente de nossas conquistas. Sabemos que não temos condições de obedecer e cumprir a Lei na íntegra, porém um cumpriu em nosso lugar, Cristo Jesus, nosso Senhor. Em Jo 19.30, ele bradou: “Está Consumado!”. Por intermédio dele obedecemos a Deus, nossa capacidade em fazer a vontade de Deus está nele. Somente nele podemos vencer e conquistar com ousadia, pois é Cristo que vai à frente das nossas conquistas.

2) O Senhor coloca pessoas para ajudar em nossas conquistas. (v. 1b-7)

Durante a espionagem dos servos de Josué em Jericó, uma figura bem interessante aparece na narrativa: Raabe, uma prostituta que ajudou os espias para não serem descobertos. Além de esconder os espias, Raabe relatou a eles que o povo estava com um pavor tremendo dos filhos de Israel, toda a cidade estava apavorada por causa do Senhor (Js 2.10), e essa notícia animou em muito a Josué e todo o povo. Deus coloca pessoas para nos ajudar em nossas batalhas e conquistas. Raabe, apesar de ser uma prostituta pagã, é lembrada no NT como uma antepassada de Cristo (Mt 1.5), um exemplo de fé (Hb 11.31) e boas obras (Tg 2.25). Aqui, devemos levar em conta, não é a pessoa e sim o princípio. Todavia, Deus colocará crentes em Cristo, que são exemplos de fé e praticam boas obras para nos ajudar em nossas conquistas.

3) O Senhor confirma em nossos corações a certeza das conquistas. (v. 24)

Após voltarem de Jericó, os espias animados tinham certeza de que o Senhor entregaria Jericó nas mãos do povo de Israel, diante de tudo que viram e ouviram na cidade. Conquistar com ousadia e também crer com fé e ousadia. A Palavra de Deus diz em Hb 11.6: “Sem fé é impossível agradar a Deus”, pois é o nosso próprio Deus que coloca fé em nossos corações para crer que conquistaremos com ousadia e venceremos nossas batalhas. Precisamos ter intimidade com Deus por meio da pessoa de Cristo para experimentarmos essa realidade.

No entanto, a Igreja do Senhor Jesus não é uma nação geopolítica, não batalha para conquistar terra para estabelecer. Ela faz parte de uma conquista bem maior que foi consumada na Cruz e na ressurreição de Cristo. Deus, num hiato histórico, usou Josué e o povo para conquistar Canaã, cumprindo os seus desígnios. Em nossos dias, Deus usa a Igreja de Cristo para proclamar o Evangelho e propagar o Reino Celestial e sua justiça. Assim Jesus disse: “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6.33).

Lic. Milton Fernandes • Licenciado