Menu

Estudos e artigos

Comunhão autêntica

Pr. Fábio Luiz

 

Essa expressão “comunhão autêntica” é preciosa demais! E tem marcas identificadoras! Vejamos algumas marcas de uma comunhão autêntica!

1) Gente que se encontra!

“Todos os que creram estavam juntos…” (Atos 2:44).

A igreja primitiva tinha essa narrativa bíblica a seu respeito, uma informação de que “estavam juntos”. E isso é fundamental para a comunhão ser autêntica: estar junto! Estar no mesmo lugar. Se encontrar sempre. Relacionar- se. Um hábito natural para o ambiente de trabalho. Uma agenda semanal para os estudantes. Contudo, para os crentes em Cristo Jesus, um encontro prazeroso e desejado! Um momento esperado e marcado na agenda do coração! Os crentes em Cristo Jesus não conseguem ficar sem se encontrar! Encontram-se no prédio das reuniões de culto, nas casas, nos hospitais, nos acampamentos, nos congressos, nas viagens missionárias, nas reuniões de oração… e em tantos outros lugares e ocasiões!

2) Gente que se ajuda!

“Saudai Priscila e Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus” (Romanos 16:3)

Aliás, na lista de todo o capítulo 16 de Romanos (até o verso 16), encontramos essas marcas de comunhão autêntica! Cooperação, trabalho, acolhimento, hospitalidade, oração, aconselhamento, celebração, solidariedade, interesse, amizade, etc… etc… etc. Esse “negócio” de chamar um ao outro de “Ô meu irmão! Ô minha irmã!” É de fato e de verdade! Há um parentesco espiritual realizado pela obra redentora de Jesus Cristo em cada um de nós! Essa adoção pelo Espírito nos faz filhos de Deus (Romanos 8:12-17). E viver essa fé familiar em comunhão com o povo de Deus é bênção demais para quem tem o privilégio e a alegria de participar e permanecer!

3) Gente que se ama

O número do crente é 13:35! João 13:35 – “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros”.

O amor é marca da comunhão autêntica, expressa através de atitudes de envolvimento e total comprometimento. Na comunidade da fé o amor não precisa de tragédias para se manifestar, ou seja, no ordinário, no cotidiano, no corriqueiro da vida ele está! Aliás, Jesus definiu esta como uma marca, um sinal de seu discipulado em nós!

4) Gente que se perdoa

Aquele “assim como” de Mateus 6:12, ou seja, na mesma medida. Somos perdoados por Deus e perdoamos uns aos outros, sempre!

Na força que vem de Deus, perdão livre e sempre pronto para fluir a quem dele necessitar. E isso tudo é tão saudável e leve. Todos que assim procedem são bem mais alegres e felizes! Comunhão autêntica, o plano de Deus para todos nós! Venha e faça parte conosco você também!