Menu

Estudos e artigos

COMO VENCER AS TENTAÇÕES?

Na Oitava Revista de novembro, foi publicado o artigo “Pequei, e agora?”, de autoria do Pb. Denilson Maia. Nesta edição, o Presbítero dá continuidade ao assunto, apontando dicas e estratégias para resistir e superar as tentações. Confira!

Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.” (Hebreus 4.15)

A tentação é uma realidade com a qual todo crente, em algum momento, irá se deparar. Não existe ninguém que seja imune à tentação, pois até mesmo Jesus, o homem perfeito, foi tentado! A resposta à tentação não é, portanto, negá-la, mas enfrentá-la à luz da Palavra de Deus.

Baseado em Lucas 4.1-13, Jesus enfrentou a tentação e derrotou Satanás. Nesse texto, perceba a sutileza do diabo em tentar o Filho de Deus em um momento de extrema carência e necessidade física, e como o Filho do Homem o derrotou ao dizer “não” a cada uma de suas propostas.

Tentação, uma realidade humana. Jesus, como Deus, não podia ser tentado, mas como homem, sim (João 17.5; Hebreus 2.17). No mistério da encarnação, Jesus não perdeu sua natureza divina, nem tampouco os atributos da divindade, mas, como diz a tradução americana de Philips, Ele “abdicou de seus privilégios” (Filipenses 2.7). Como homem, Ele foi tentado em todas as coisas assim como nós, porém, não transgrediu (Hebreus 4.15).

Vencendo a tentação. Lucas revela que Cristo foi conduzido pelo Espírito Santo ao deserto para ser tentado pelo diabo. Jesus, em sua condição humana, foi capacitado pelo Espírito Santo para enfrentar Satanás. A vitória de Jesus sobre a tentação é também a nossa vitória. Todos os que estão em Cristo também podem, sim, vencer a tentação (1 Coríntios 10.13).

Percebemos três pontos de tentação sofridos por Jesus:

1- A tentação de ser saciado: depois de quarenta dias de jejum e oração num momento de extremo cansaço físico, emocional e espiritual, aproxima-se o diabo e lhe diz: “Se tu és…”. Vale notar que a primeira tentação que Jesus enfrentou não foi a de transformar pedras em pães num momento em que se encontrava faminto e fraco, mas a de colocar em dúvida a voz que viera do céu dizendo: “Este é o meu filho amado”. Não era o poder de Jesus que estava sendo questionado, mas sua filiação, sua relação com o Pai;

2-  A tentação de ser celebrado: o diabo oferece a Jesus domínio sobre os reinos do mundo. Jesus não contestou as palavras de Satanás quando este afirmou que possuía autoridade sobre este mundo. De fato, o próprio Cristo afirmou que Satanás era o príncipe deste mundo (João 16.11). Vivemos em um mundo caído e com um sistema iníquo, mas, assim como Jesus, não fazemos parte dele (João 8.23);

3-  A tentação de ser notado: quando o diabo quer ver a queda de alguém, procura levá-lo até o ponto mais alto (Lucas 4.9). É a tentação de ser visto, de ser notado.

Jesus deixou bem claro que a tentação pode ser vencida por meio da Palavra de Deus. Sem o devido emprego da Palavra, o cristão não pode vencer o pecado e a tentação. Então, como usar a palavra de Deus para vencer a tentação?

– Reconheça que, mediante a Palavra de Deus, o cristão tem poder para resistir qualquer sedução que Satanás lhe apresente (João 15.3,7);

– Coloque a Palavra de Deus em sua mente e alma (Tiago 1.21);

– Medite nos versículos memorizados de dia e de noite (Salmo 119.48);

– Repita a passagem memorizada para si mesmo e para Deus no momento em que for tentado (Mateus 4.7-10);

– Reconheça e obedeça ao impulso do Espírito Santo para obedecer à Palavra de Deus (Romanos 8.12; Gálatas 5.18);

– Envolva todos estes em oração (Efésios 6.18). 

Jesus firmou-se na Palavra de Deus para vencer Satanás. Assim, devemos agir para obter a vitória.

– Pb. Denilson Maia – Presbítero