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COMO UTILIZAR AS REDES SOCIAIS COM EFICIÊNCIA?

7 princípios para uma presença digital relevante 

(por Elis Amâncio*) 

No Brasil, cerca de 80% da população tem acesso à Internet e 78% estão nas mídias sociais. O brasileiro chega a passar, em média, nove horas e 32 minutos online todos os dias, e na maior parte desse tempo (quatro horas e 29 minutos) está consumindo conteúdo em vídeo. Não há como ignorar essas informações. O meio digital pode ser um importante canal de comunicação para as igrejas e para o evangelismo, como também para marcas, negócios e empreendedores. 

Na Era da informação, nosso desafio é produzir conteúdo relevante, alcançando as pessoas certas. Independentemente se você vai utilizar as redes sociais para dar testemunho, evangelizar, vender um produto ou serviço, há boas práticas que podem te ajudar a ter melhores resultados.  

Geralmente os posts que vemos nas redes sociais estão informando, entretendo, inspirando ou ensinando algo. Atuando há quase 16 anos na área da Comunicação (e comunicação ministerial), posso testemunhar que a clareza, a veracidade, a linguagem e o formato do conteúdo produzido são muito importantes para cada pessoa que decide seguir ou não o seu perfil.  

E na prática, como começar a postar ou melhorar o trabalho que você já faz nas redes sociais? 

1) Tenha clareza de qual mensagem pretende passar (qual o seu propósito?). Entender por qual motivo está nas redes sociais é o ponto de partida para não se perder pelo caminho; 

2) Qual é o seu público ideal? Ou seja, com quem pretende falar? Só assim saberá qual a melhor linguagem para uma comunicação eficiente; 

3) Que tipo de transformação o seu perfil e suas postagens geram na vida das pessoas? O que você vai publicar é importante para alguém? Por quê? 

4) Estude o que outros perfis com propósito semelhante ao seu estão praticando. No marketing chamamos essa prática de benchmarking. Ele nos ajuda a entender o cenário e tomar decisões;  

5) Faça um planejamento de conteúdo. Ter a visão do que pretende falar ao longo do mês vai te ajudar a produzir posts mais assertivos e alinhados com o seu propósito; 

6) Separe um horário específico da semana para montar suas postagens. Criar uma rotina para escrever, editar e produzir material para as redes sociais vai te tornar mais produtivo. Afinal, quem tem tempo para pensar um post todos os dias?! 

7) Analise as métricas de cada publicação e as métricas gerais do perfil. Se uma publicação tem pouco alcance, curtidas, comentários e salvamentos, pode ser indício de um conteúdo rejeitado, uma estratégia mal aplicada ou mesmo falta de alinhamento da visão da comunicação praticada on e off-line. 

No dia 19 de agosto, às 08h30 (da manhã), temos um encontro marcado no GCRIE – Gestão de Carreiras, Recolocação Profissional, Inovação e Empreendedorismo! Vamos falar sobre Redes Sociais para Negócios, tendências e boas práticas para uma presença digital relevante e eficiente. Te vejo lá!” 

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*Elis Amâncio é jornalista, especialista em Marketing Digital e Mídias Sociais, mestranda em Edição (CEFET/MG). É autora dos livros Mídias Sociais na Igreja e Comunicando o Reino, área que atua há 16 anos.