COMO SABER QUE DEUS ESTÁ FALANDO COMIGO?

Foto: David Nascimento

“E aí, Deus fala comigo? Claro que fala! E fala todo dia. ‘Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras das suas mãos’ (Sl 19.1). Você vê uma flor: o perfume, as cores, os detalhes… estão falando do Criador.

Deus fala com a gente por meio da Sua Palavra. Leia a Bíblia, você vai ver quanta sustança lá. Mas se você quiser perceber a vontade de Deus, vou te dar uma dica que me ajudou demais, foi o Dr. Shedd que me ensinou há muito tempo:

A vontade de Deus: põe um triângulo aí na sua cabeça. De um lado, a vontade decretada de Deus. Deus fala que vai acontecer e não tem para ninguém, vai acontecer e ninguém impede. Deus falou assim: “a virgem vai dar à luz”, Maria deu à luz. O Senhor decretou: Jesus ia morrer por nossos pecados na cruz do calvário, morreu e ressuscitou. Diz um decreto do Senhor que Jesus voltará, não tem quem impeça. Um outro decreto: os mortos em Cristo ressuscitarão, não tem para ninguém. Você fecha o olho, um dia o anjo toca a trombeta, Jesus volta e fala assim: “Oi, psiu, levanta” e onde você estiver enterrado, levanta. Isso é decreto.

O segundo lado da vontade de Deus é a vontade ordenada. Decretada ninguém resiste, ordenada você pode resistir e nós resistimos demais. Diz a Bíblia assim: “Guarda a tua boca, seus lábios não falem dolosamente”, quanta bobagem você já falou hoje? “Em tudo dai graças”, quantas vezes você já murmurou hoje? “Filho, honra teu pai e tua mãe”, e aí, como é que está lá? E não é só para os pequenos não, você que está casado, encrencando aí com a sogra, ou você que esqueceu sua mãe idosa, nem ajudou ela a pagar a conta de luz no mês passado, vai lá e “honra teu pai e tua mãe”. A vontade ordenada de Deus pode ser resistida. Onde você encontra a vontade ordenada de Deus? Na Bíblia. Leia sua Bíblia, recupera ela lá, vai aprender, está lá bonitinho.

O terceiro aspecto da vontade de Deus é a desejada. Aí é que encrenca. “Eu mudo de trabalho ou eu não mudo de trabalho?”, “eu pinto o cabelo ou não pinto o cabelo?”, “com quem eu vou casar?”, “eu compro o tênis azul ou o marrom?”, “eu uso floral ou camisa lisa?”. A vontade desejada de Deus, Ele nos dá inteligência, bom senso, os princípios da Palavra, oração e bons conselhos de gente que ajuda a calibrar a vida da gente e depois você decide, mata no peito as consequências e pede a Deus graça para seguir a vida.

A vontade desejada de Deus não vem pronta, pastor não sabe, não tem casamento por profetada: “minha serva, estou vendo um servo de tênis rosa chegando”. Abre o seu olho, entendeu? Casamento a gente decide. Juízo, hein?!

Decretada: ninguém resiste. Ordenada: resiste, perde bênção, sofre consequências. Desejada: discernimento, conselho, princípios bíblicos, oração!”

Transcrito do vídeo “Como saber que Deus está falando comigo”, do Pr. Jeremias Pereira, na página da Oitava Igreja no Facebook.