Menu

Estudos e artigos

COMO MELHORAR MINHA QUALIDADE DE VIDA

Por Pb. Olindo Batistelli Filho

Quando recebi o convite para escrever sobre o tema “como melhorar minha qualidade de vida”,  me senti honrado e pensei comigo: Que bom que alguém lembrou de mim para escrever sobre esse assunto, significa que certamente esta pessoa vê em mim algo que transparece e transmite que eu me empenho para melhorar minha qualidade de vida. E isto realmente é verdade, pois sempre me empenho para tal.

Hoje, aos meus 58 anos, olho para trás e lembro dos meus primeiros 28 anos que vivi sem conhecer os propósitos de Deus para minha vida. Neste tempo, a timidez era grande, além de um vazio, andando em grande insegurança do amanhã. Deixando me levar por encantos enganadores do mundo, não sabia de onde vinha, onde estava e para onde estava indo. Sempre desconfiado das pessoas, sem expectativas de encontrar uma mulher que eu pudesse confiar para me casar e formar uma família. Eu estava perdido e consequentemente infeliz e sem qualidade nenhuma de vida, pois em todo tempo eu destruía minha mente, meu corpo, minha saúde e principalmente meus sonhos e anseios. 

Mas, tudo começou a mudar, quando o amor de Deus me alcançou por meio da Graça de Jesus Cristo e da comunhão com Espírito Santo, e deu início à transformação da minha vida. “Conheci a verdade e a mesma me libertou” (João 8.32). Deus foi tão bom para mim que usou minha própria esposa, France Batistelli, minha namorada na época, para me evangelizar e apresentar o plano da salvação.

Minha vida começou a ter propósito. Passei a ter visão de futuro, a sentir paz, alegria e, consequentemente, passei a ter uma qualidade de vida exponencialmente crescente, principalmente quando entendi que meu corpo é habitat do Espírito Santo. Dei início a buscar integridade em todas as áreas de minha vida. Entendi que para ser íntegro, inteiro, precisava rever aspectos éticos e morais e que “Deus reserva a verdadeira Sabedoria aos retos. É escudo para os que andam com integridade” (Provérbios 2.7). Quanto mais ia sendo transformado, mais sentia alegria e qualidade de vida cada vez mais abundante, pois Jesus nos afirma “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10.10).

Busquei por sabedoria e descobri “que o temor do Senhor é o princípio da Sabedoria” (Pv 9.10), que “com a sabedoria se constrói a casa, e com entendimento ela se firma; pelo conhecimento os seus cômodos se encherão de todo tipo de bens, preciosos e deleitáveis” (Pv 24.3-4). Entendi que devo  “buscar em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas lhe serão acrescentadas” (Mateus 6.33); que meu primeiro ministério é com a minha casa, minha família, pois “se alguém não tem cuidado dos seus e, especialmente, dos da própria casa, esse negou a fé e é pior do que o descrente” (1 Timóteo 5.8), além de ter a certeza que “se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam. Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Será inútil levantar de madrugada, dormir tarde, comer o pão que conseguiram com tanto esforço; pois aos seus amados ele o dá enquanto dormem” (Salmo 127.1-2). 

Ou seja, para ter qualidade de vida e continuar crescendo em tudo, sempre preciso andar em intimidade com o nosso Senhor Jesus Cristo, de forma a cumprir minha missão como um representante do Reino de Deus, procurando fazer com que Ele sorria com minhas ações, atitudes, gestos, palavras, comportamentos, etc.

Estou ciente também que devo observar outros aspectos e cuidado integral com minha vida para continuar crescendo em qualidade de vida. Tenho que assumir algumas responsabilidades e cuidar de minhas relações sociais e culturais, minha saúde física, mental e sobretudo espiritual. Preciso me esforçar para cumprir os compromissos para com as autoridades, para com o próximo, ter um planejamento financeiro saudável e em todo tempo esforçar para crescer em tudo e nunca parar de sonhar.  Procurar conhecer e buscar equilíbrio em todas estas áreas citadas, reconhecendo que devo servir ao Senhor com alegria, andar em obediência e em todo tempo depender da misericórdia e graça de Deus para andar em santidade.

E no mais, para continuar crescendo em qualidade de vida e ter vida abundante, tenho que me agarrar nas inúmeras promessas e ensinos que constam nas palavras de Deus, tais como:

“Entregue as suas obras ao Senhor, e o que você tem planejado se realizará.” (Pv 16.3)

– “O coração do ser humano traça o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos.” (Pv 16.9)

– “De tudo que se deve guardar, guarde bem o seu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” (Pv 4.23)

– “Reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.” (Pv 3-6)

– “Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema o Senhor e afaste-se do mal.” (Pv 3.7)

– “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie no seu próprio entendimento.” (Pv 3.5)

– “A pessoa generosa prosperará, e quem dá de beber terá a sua sede saciada.” (Pv 11.25)

– “Tragam todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa. Ponham-me à prova nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não lhes abrir as janelas do céu e não derramar sobre vocês benção sem medida.” (Malaquias 3.10)

– “Bem-aventurado os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus.” (Mt 5.3)

– “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Romanos 8.28)

– “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (Pv 3.16)

E para finalizar deixo o Salmo 128 que diz “Bem-aventurado aquele que teme o Senhor e anda nos seus caminhos! Você comerá do fruto do seu trabalho, será feliz, e tudo irá bem com você. Sua esposa será como a videira frutífera; seus filhos serão como rebentos da oliveira ao redor da sua mesa. Eis como será abençoado o homem que teme o Senhor!” (v. 1-4)                     

Deus é bom em todo tempo, obrigado Senhor!