Menu

Notícias

Como melhorar a vida devocional?

Um tempo diário de oração, leitura e meditação na Palavra de Deus e em um livro específico para este fim, seguido ou iniciado por adoração por meio de cânticos. Seja qual for o formato e a ordem de sua devocional, o local ou o momento do dia em que a realiza, uma coisa é importante: a constância. 

Ter a disciplina diária de tirar 10, 15 ou 20 minutos para dedicar-se exclusivamente ao tempo de devocional não é simples. Vivemos com prazos, horários a cumprir e muitas tarefas. Mas o primeiro passo para melhorar a sua vida e intimidade com Deus é definir este tempo como prioridade.

A partir do momento em que você começar a tratar o devocional diário como primeira importância, ele estará à frente do tempo no instagram, na televisão ou do ócio completo. E por que ele deve ter este status? A Bíblia nos responde em Mateus 6.33: “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. 

Outros pontos importantes para essa melhoria é a definição antecipada do texto bíblico a ser lido, junto de um comentário teológico ou notas bíblicas que contextualizem o trecho; além da escolha de um bom texto diário de reflexão, como os devocionais de C. H. Spurgeon, Max Lucado, Hernandes Dias Lopes e outros autores. Essas palavras nos levarão a refletir, uma ou duas vezes no dia, na sabedoria de Deus e nos seus propósitos para nossas vidas.

“Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer.” (Jo 15.15) 

A busca pela presença de Deus e pelo enchimento do Espírito Santo devem ser rotinas do cristão. É um cuidado e dedicação diários. Por isso o tempo investido no devocional é tão importante, ele proporciona proximidade e conhecimento de Deus. Acrescido de momentos de oração, você irá falar com o Senhor e conhecer sua vontade por meio da Palavra. 

“Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.” (Jr 29.13)

“Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes.” (Jr 33.3)

É bom lembrar que um privilégio como este só é possível porque o próprio Deus nos deu abertura, por meio da vinda de Cristo, nosso salvador. A passagem que demonstra isso está em Mateus 27.51, e fala sobre nosso acesso ao Pai: “Eis que o véu do santuário se rasgou em duas partes de alto a baixo”. 

Isso é tudo que um cristão precisa: vida com Deus, proximidade e intimidade com o Senhor. Só assim é possível conhecê-lo, agradá-lo, obedecê-lo, segui-lo e encontrá-lo na Eternidade. Por isso, melhore a sua vida devocional!