Menu

Notícias

COMO MANTER A CHAMA ACESA APÓS UM ACAMPAMENTO?

Para nós, carnaval não é sinônimo de festas e bebidas, mas sim de acampamento, comunhão e busca presença do Senhor. E disso a nossa juventude entende bastante! Neste ano, os acampamentos eram ainda mais aguardados, já que as duas últimas edições não puderam ser realizadas em ambiente externo, por causa da pandemia.  

A rede de adolescentes – READ – adotou o tema “Ensina-nos a orar”; já o assunto do acampamento da Oitava Jovem foi “Atos”. O tópico foi abordado em diversas vertentes, como: atos de oração, de evangelismo, de cuidado, de ensino, de planejamento, de missões e atos sobrenaturais. 

Basta ouvir alguns testemunhos para perceber que os acampamentos são uma bênção e que todos voltam cheios do Espírito Santo, com sede de buscar ainda mais de Deus. Mas, como manter a chama acesa após o evento? O Pr. Iury Guerhardt, um dos líderes da READ, e o Pr. Eduardo Borges, que lidera a Oitava Jovem, respondem à questão. Confira! 

Muitos crentes já experimentaram a alegria de serem alcançados por meio de um acampamento ou retiro evangélico. Muitos dizem ter nascido de novo justamente em um acampamento, e outros, que dizem que acampamentos foram muito importantes para que tivessem suas vidas aquecidas pelo Espírito Santo, de modo que se voltaram para o Senhor com maior comprometimento e desenvolveram os seus dons a favor do corpo de Cristo. 

Eu mesmo tive a convicção da minha salvação em um retiro de carnaval da Igreja Presbiteriana do Cônego (Nova Friburgo – RJ), em 1999, e, no ano seguinte, tive a convicção do chamado pastoral. 

Mas, como manter a chama acesa? De maneira prática, segue alguns conselhos: 

1) Leia e estude a Bíblia todos os dias; 

2) Ore todos os dias a partir daquilo que Deus falou em seu coração durante o estudo da Palavra; 

3) Participe ativamente das atividades proporcionadas pela sua igreja: cultos, grupos pequenos, células, reuniões de oração, ministérios, etc; 

4) Busque conhecer a vontade de Deus e a coloque em prática; 

5) Exercite sua fé de maneira prática. Na vida, muitas vezes seremos estimulados a murmurar, a procurar caminhos errados para atingir o nosso objetivo, a buscar fazer justiça do nosso próprio jeito e assim por diante. Exerça fé sabendo que Deus é contigo e escolha sempre o caminho da obediência e submissão ao cuidado de Deus, mesmo que, aparentemente, isso proporcione resultados que você não gostaria. Humilhe-se diante de Deus sempre! 

6) Leve outras pessoas a Cristo por meio da pregação do Evangelho. Discipule novos convertidos. Participar da conversão e do crescimento de alguém na fé é uma das experiências mais renovadoras que podemos ter. Deixe Deus usar você, seja corajoso e ousado para anunciar a Cristo! 

7) Vá nos próximos acampamentos e congressos! Todos precisamos ser renovados de tempos em tempos, e nos congressos e acampamentos isso acontece de modo singular, pois é um tempo de imersão, é um tempo precioso para abençoar e ser abençoado. 

– Pr. Iury Guerhardt  

___ 

 

Acampamento é um tempo de acender o coração, voltar ao ‘primeiro amor’ e desejar viver uma vida relevante, sem medos, sem pecados e com muitos riscos.  

O mais importante após o acampamento é manter essa chama queimando. Para isso, precisamos continuar colocando lenha na fogueira.  

Ler a Bíblia, manter uma vida de oração e estar ligado a ministérios em que se pode pôr em prática seus dons espirituais, essa é a base para o enchimento com o Espírito Santo.  

Então, não fique sozinho! Coloque em prática o que Deus te falou nos dias de acampamento, fortaleça as amizades feitas nesses dias e se afaste de quem te atrapalha em sua caminhada de fé. 

Quando você estiver mais preparado, algumas pessoas vão te ajudar a alcançar todos os seus amigos para perto de Cristo. Peça a Deus sabedoria. Viva de verdade os desafios que você abraçou. 

 – Pr.  Eduardo Borges