COMO LIVRAR-SE DAS EMOÇÕES NEGATIVAS

Leia a Palavra todo dia: em voz alta, mais que puder. Memorize toda semana um versículo que te impulsione. Ore a Bíblia: “O Senhor é a minha luz e a minha salvação. A quem temerei?” Sl 27.1.

Ore continuamente. Abra seu coração a Deus. “Não fiquem preocupados com coisa alguma, mas, em tudo, sejam conhecidos diante de Deus os pedidos de vocês, pela oração e pela súplica, com ações de graças.” Fp 4.6. Não deixe emoções negativas dominar seus pensamentos, palavras e reações. Pare para ouvir a voz do Senhor em seu coração.

Bendiga e louve ao Senhor onde estiver, toda vez que uma emoção negativa quiser tomar conta de você. “Bendiga, minha alma, o Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome.” Sl 103.1.

Tome conta de sua mente. Pensamentos negativos e de autopiedade procuram se impor para nos direcionar como agir e falar. É preciso escolher coisas boas da vida, formados no poder da cruz. “…tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o pensamento de vocês.” Fp 4.8.

Participe ativamente da igreja. Quando a igreja se reúne nos cultos ou GCOIs há um mover especial do Espírito Santo. Louvamos, intercedemos, participamos da Ceia e Ele manifesta Sua presença. “Cuidemos também de nos animar uns aos outros no amor e na prática de boas obras. Não deixemos de nos congregar, como é costume de alguns. Pelo contrário, façamos admoestações, ainda mais agora que vocês veem que o Dia se aproxima.” Hb 10.24-25.

Cultive bons relacionamentos com irmãos. Gente com quem você pode orar, chorar, rir e compartilhar sobre a vida. “Algum de vocês está sofrendo? Deve continuar orando sobre isso; e todos quantos têm motivo para ser gratos devem estar continuamente cantando louvores ao Senhor. Alguém está doente? Que mande chamar os líderes da igreja, e estes devem orar sobre ele e derramar azeite sobre ele, em nome do Senhor.” Tg 5.13-14 NBVPB.

Procure um bom conselheiro cristão. Muitas vezes você precisa de orientação pastoral, apoio de medicamentos ou algum tipo de terapia. Há bons médicos, psiquiatras e terapeutas cristãos que poderão ajudar você e sua família. Mantenha viva a sua esperança: “E eu tenho a certeza de que Deus, que começou a boa obra em vocês, continuará ajudando-os a crescer em sua graça até quando sua tarefa em vocês estiver finalmente terminada naquele dia quando Jesus Cristo voltar.” Fp1.6 NBVPB.

Pr. Jeremias Pereira ∙ Pastor Titular