COMO LIDAR COM O LUTO?

5 livros capazes de ajudar-nos a passar por esse complicado processo

A Palavra de Deus, no salmo 46.1, diz que “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia”. Essa é uma verdade que deve estar fundamentada em nosso coração quando passarmos por períodos obscuros da vida. Devemos nos lembrar que Deus jamais nos desampara, ao contrário, permanece ao nosso lado nos fortalecendo. Listamos cinco livros que podem te ajudar a lidar com a perda e o sofrimento. Confira:

Quando as coisas vão de mal a pior – Jeremias Pereira

“Toda pessoa quer mudar para melhor. Qualquer um de nós pode enfrentar ocasiões na vida em que as coisas vão piorando, piorando, piorando. Lembro-me de quando garoto ter ouvido uma pessoa dizer à minha mãe: ‘as coisas estão indo de mal a pior’. Este livro foi escrito com a intenção de ajudá-lo quando você estiver passando por tempos difíceis. A partir de Agar, um personagem bíblico, vamos observar as situações tão difíceis que ocorreram em sua vida, e quais as lições que podemos aprender e que nos ajudarão a enfrentar e prevalecer em circunstâncias semelhantes.”

A anatomia de um luto – C. S. Lewis

“Escrito após a trágica morte de sua esposa como uma forma de sobreviver aos ‘momentos insanos do meio da noite’, A anatomia de um luto é a reflexão honesta de C.S. Lewis sobre as questões fundamentais da vida, morte, sofrimento e fé em meio à perda. Esta obra contém as reflexões precisas e genuínas do autor sobre aquele período de luto: ‘Nada menos demoverá um homem ― ou pelo menos um homem como eu ― de seu pensamento meramente verbal e de suas crenças meramente nocionais. Ele tem de ser nocauteado antes de cair em si. Apenas a tortura revelará a verdade. Somente sob tortura ele mesmo a descobre’. Este é um registro belo e inflexivelmente honesto de como até mesmo um cristão firmado na fé pode perder todo o senso de significado no universo e começar a ter questionamentos existenciais, e de como ele pode gradualmente superar a perda de entes queridos e se recompor.”

Caminhando com Deus em Meio à dor e ao Sofrimento – Timothy Keller

“Explicar por que Deus permite dor e sofrimento no mundo é uma questão que tem exasperado o ser humano há milênios. Timothy Keller, autor de obras que já venderam milhões de exemplares no mundo inteiro, para leitores religiosos ou não, analisa essa questão mostrando que há sentido e razão por trás de nossa dor e sofrimento e defendendo o argumento forte e inovador de que essa parte essencial da experiência humana só pode ser superada pela compreensão de nosso relacionamento com Deus.”

O sofrimento nunca é em vão – Elisabeth Elliot

“Tempos difíceis chegam para todos. Momentos de dor e aflição têm o potencial de devastar e destruir nossa vida ou de ser o caminho para a gratidão e a alegria. Sofrimento e amor estão inexplicavelmente ligados, pois o amor de Deus pelo seu povo é evidenciado ao enviar Jesus para suportar nossos pecados, mágoas e dores na cruz. Ele percorreu o caminho final da aflição, conquistando a vitória em nosso favor. Essa verdade levou Elisabeth a dizer: ‘Seja lá o que estiver no cálice que Deus está me oferecendo — dor, tristeza, sofrimento ou lamento, como também as superabundantes alegrias —, estou disposta a tomar, pois eu confio nele.’”

A graça de Deus no seu sofrimento – David Powlison

“Onde está Deus no seu sofrimento? É fácil perceber a graça de Deus quando as coisas vão bem. Mas, no meio do sofrimento, quando não vemos nenhuma mudança positiva no horizonte de nossas circunstâncias, podemos começar a questionar a bondade de Deus. Neste livro, o experiente conselheiro cristão David Powlison explora verdades bíblicas que nos ajudam a entender a perspectiva e propósitos de Deus em nosso sofrimento. Ao invés de lidar com a realidade dura do sofrimento com abstrações ou sentimentalismo, Powlison nos convida a lançar a âncora de nossa esperança no Deus que promete estar sempre conosco e nos abençoar, mesmo quando estamos em meio às mais duras provações.”