Menu

Estudos e artigos

Como é bom viverem unidos os irmãos

A BÊNÇÃO DA COMUNHÃO!

O Salmo 133 apresenta figuras que significavam muito para um israelita. Fala sobre o Sumo Sacerdote Arão, líder espiritual instituído por Deus que servia como representante entre Deus e seu povo. Os sacerdotes eram ungidos com óleo para iniciarem seu ofício, e quando esse momento chegava, eles vestiam as vestes sacerdotais que traziam em si os nomes das 12 tribos de Israel. O óleo era derramado sobre sua cabeça, escorria pela barba, que era sinal de sabedoria e conhecimento, e se derramava sobre a gola, alcançando o nome de cada tribo. Que figura maravilhosa! Havia unção de Deus para todo o seu povo.

A segunda figura trazida por Davi foi o orvalho do Monte Hermom, que é também conhecido como Monte Sião. No Antigo Testamento, este monte representa a presença de Deus. Foi no Sião que Deus revelou sua Lei ao seu povo. O Sião era conhecido por seu orvalho. Este era tão abundante que mesmo no tempo de seca, as casas daqueles que viviam no monte acordavam encharcadas, como se houvesse chovido. Na seca, água é vida. No monte do Senhor sempre há vida, pois ali ele ordenou a sua bênção.

Ao olharmos para toda a narrativa bíblica, percebemos que todo este Salmo fala simbolicamente a respeito da bênção da comunhão!

  1. O que é comunhão?

Se engana quem acha que comunhão é apenas o ato de uma vez por semana ir à igreja e se assentar ao lado de pessoas que também desejam a mesma coisa. A comunhão do povo de Deus diz respeito à compreensão da realidade espiritual de todos os seres humanos, que estão condenados por seus pecados e nada podem fazer para merecerem perdão, e à convicção de que a fé na obra de Jesus Cristo na cruz do calvário, sua morte e ressurreição, perdoa os nossos pecados e nos faz filhos de Deus. É disso que se trata. Ao olharmos para os nossos irmãos, precisamos nos lembrar que somos filhos do mesmo Pai, herdeiros da mesma promessa, lavados pelo mesmo sangue e batizados pelo mesmo Espírito. Por isso estamos unidos e devemos nos amar.

  1. Quais são as bênçãos da comunhão?

Primeiro, na comunhão existe unção! Deus instituiu líderes sobre o seu povo, de maneira que, por meio destes, traz direção, instrução e exortação à igreja. As cartas às igrejas da Ásia menor, em Apocalipse, foram direcionadas aos Anjos destas igrejas. Há compreensão de muitos de que aqui o texto trata dos pastores e líderes dessas igrejas. Paulo exorta Timóteo a, ainda jovem, tornar-se padrão na fé, exortando e ensinando à igreja de Éfeso, da qual era pastor. Ele também escreveu à igreja de Tessalônica, dizendo que deveriam acatar com apreço aqueles que os presidiam no Senhor e os admoestavam, e que os tivessem em amor com máxima consideração. Se por um lado cremos no sacerdócio universal dos crentes, por outro lado vemos que Deus instituiu sobre sua igreja líderes, aos quais devemos honrar. Quando nos submetemos à liderança, uma vez que esta esteja em obediência à Escritura Sagrada, nos submetemos ao Senhor, e o óleo derramado sobre a cabeça desce pela barba e alcança a cada um de nós.

Segundo, na comunhão existe vida! Mesmo no tempo da seca, no Hermom havia orvalho abundante! A vida do Senhor está em sua igreja. Nela somos tratados, amparados, exortados, encorajados, animados e sustentados. Nos dias difíceis, Deus levanta irmãos para nos abençoar e é como orvalho no tempo da seca. Em outros dias, Deus nos levanta para sermos refrigério na vida de nossos irmãos. A vida de Deus está no meio de seu povo.

Antes da crucificação, Jesus pediu ao Pai que fôssemos unidos, assim como ele é com o Pai. É bom e agradável que seja assim. Ao ler este texto, ore com um irmão, dê uma oferta para alguém que precisa. Inscreva-se em uma escola bíblica, envolva-se em uma de nossas células. Deus tem bênção para derramar sobre nós.

Que Jesus o abençoe!

Pr. Israel Abreu · Pastor Auxiliar