Com Cristo, a Verdadeira Paz – Crucificado
A crucificação de Jesus Cristo é o mais importante acontecimento de toda a história da humanidade, pois ela nos faz olhar para o favor de Deus diante da miséria dos homens. O Deus Eterno se tornou gente para salvar homens e mulheres, crianças, jovens, adultos e velhos, de todas as raças, tribos, línguas e nações.
É o Deus Criador intervindo na sua criação com misericórdia e graça, assumindo o nosso lugar, cumprindo a obediência exigida pela justiça divina, à qual ninguém jamais poderia cumprir.
Jesus Cristo é o único homem verdadeiro que já passou por este mundo, pois todos os demais decaíram de sua humanidade, tornando-se pecadores e corrompidos em sua essência. Somente Ele, o Deus de toda bondade, poderia intervir na situação da humanidade e mudar o curso que apontava para perdição e morte eterna.
A cruz é o ponto de encontro entre Deus e o homem, pois foi nela que o Senhor Jesus, o Deus encarnado, pagou a nossa sentença, nos representando diante da justiça exigida pelo Eterno. A crucificação e morte do Senhor Jesus significa a nossa crucificação e morte para o pecado; significa retorno em direção à vida; significa possibilidade de uma vida em obediência a Deus e plena comunhão com ele. É a garantia de sua comunhão, graça e misericórdia sobre nós.
Ninguém tem o direito de negligenciar a obra de Cristo na cruz, aquele, porém, que negligenciar, certamente sofrerá os danos da condenação vindoura, pois a Escritura diz: “Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.” (João 3.36)
A cruz é, ao mesmo tempo, o ponto de encontro e de afastamento entre a humanidade caída e o Deus Criador. A obra, vida e promessas do Crucificado nos proporcionam a verdadeira paz. Paz na caminhada diária, paz em meio aos problemas, paz nas tribulações, paz nas enfermidades…, pois a sua paz não é momentânea e passageira como a paz que este mundo oferece. Sua paz começa a ser experimentada aqui e segue para além desta vida; é garantia de vida depois desta vida, gozo depois destes dias, paz que jamais terá fim.
Lembre-se:
Paz verdadeira só é possível em Jesus Cristo, o Crucificado!
Pr. Eloízio Coelho
Pastor Auxiliar