Menu

Pr. Jeremias

COLHEITA: Sempre é tempo de semear

“Quem observa o vento não plantará; e quem olha para as nuvens não colherá.

Plante de manhã a sua semente, e mesmo ao entardecer não deixe as suas mãos ficarem à toa, pois você não sabe o que acontecerá, se esta ou aquela produzirá, ou se as duas serão igualmente boas” (Eclesiastes 11:4,6. NVI)

 

Se alguém trabalha só quando a situação é favorável, as condições são ideais ou perfeitas, possivelmente, não tomará a iniciativa de realizar nada. Por isso, muitos deixam de trabalhar quando deveriam.

As pessoas medrosas perdem grandes oportunidades. Charles John Ellicott (1819-1905), um erudito inglês, comenta o texto acima, “É inútil tentar resguarda-se de todas as falhas possíveis. Exigir certa medida de sucesso, antes de agir, seria a mesma coisa que nunca agir”.

Deus é o controlador das circunstâncias. Não podemos determinar o que Ele deve fazer. Devemos fazer o nosso melhor, depender e aguardar a ação da providência Divina. Assim como um agricultor tem de ser ativo, pela manhã e pela noite, semeando e efetuando os atos normais envolvidos na agricultura, assim também somos chamados a semear boas sementes. Sementes do bem na família, no trabalho, na igreja , na cidade, no estado, no país e entre as nações. Deus certamente nos dará a colheita. Ele é quem faz frutificar nossas sementes.

Sabemos que sem semeadura não haverá colheita e que colhemos da mesma natureza da semente. “Não se deixem enganar, de Deus não se zomba. Pois aquilo que o homem semear, isto também colherá”. Gálatas 6/7 NVI.

Colhemos na proporção que semeamos. “Lembrem-se, aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá com fartura”. (II corintios 9.6 NVI).

Colhemos se tivermos paciência para esperar o tempo próprio. Colheremos coisas boas se intencionalmente semearmos coisas boas. As dificuldades, os desapontamentos, o medo, as circunstâncias contrárias não devem destruir nossa fé, esperança, amor e zelo em semear.

Continuemos semeando amor, alegria, paz, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Continuemos semeando as boas novas do evangelho. Continuemos, generosamente semeando dízimos e ofertas. Continuemos trabalhando e servindo com amor.

Continuemos semeando o bem. Se pararmos de semear o bem, nossas boas colheitas desaparecerão. “E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos. Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé”. (Gálatas 6.9-10. NVI).

Pr.  Jeremias Pereira da Silva   |   prjeremias@oitavaigreja.com.br