“COACH GOSPEL” NUNCA FOI EVANGELHO

A sociedade muda, heresias também. Os homens avançam, mas os pecados continuam os mesmos. As tentativas opostas ao Evangelho, externas e internas, contra a doutrina de Cristo se renovam, porém, a Boa Nova da salvação pela graça continua incólume.

Desde o primeiro século, a Igreja enfrenta levantes de perseguição e ensinos falsos que tentam contra a vida da Igreja. Do gnosticismo, conhecimento que supõe chegar até a divindade por esforço da alma, ao famoso evangelho de obras, que busca salvação por ação humana, temos nuances diversas que, alterando a mensagem da doutrina de Cristo, levam homens e igrejas a buracos sem escada.

Dos falsos ensinos dos últimos tempos, talvez o dito “evangelho da prosperidade” seja o mais aberrante, ofendendo nossa inteligência e garimpando fiéis de diversas classes sociais. A promessa de enriquecimento como consequência da relação com Deus é ofensa antiga.

Achar que Deus é um gênio da lâmpada que realizará nossos desejos é mudar o caráter e a pessoa de Deus para encaixar em nossas ambições.

Mudaram a relação de adoração em idolatria, encontrando apenas o próprio ego no altar.

Teologia da prosperidade, então, fica em um passado recente, pois nenhuma mentira pode durar tanto tempo. Mesmo tais “igrejas” trabalhando com amostragem de sucesso, como um marketing multinível (e rechaçando os fracassados como se não alcançassem a Deus por algum motivo próprio), o tempo os fez desmascarar.

Temos hoje uma heresia cheirando carro novo. A nova roupagem da prosperidade, com o mesmo esforço próprio e com a mesma abstenção de culpa dos pregadores charlatões.

É a teologia do coach! O advento empresarial do coach ou coaching, treinamento (válido por sinal) de desenvolvimento pessoal e empresarial que visa adquirir um objetivo profissional específico, era prato cheio para gente que vê o Evangelho como salvação da pele ao invés de salvação da alma. Midiáticos, pregadores do coaching não pastoreiam ninguém, mas arrastam milhares vendendo programas de desenvolvimento espiritual e afago da alma para pessoas que buscam resposta para dores da vida. Junção de medo, dor e ganância. Isca perfeita.

Sem raízes ou igreja, funcionam como celebridades de redes sociais, sempre com uma palavra de incentivo e solução imediata. Se não der certo? Culpa sua que não creu!

Sempre os mesmos métodos. Antes, a teologia da prosperidade vendia riquezas diretas para quem desse mais. Hoje, a teologia do coaching vende prosperidade integral e light. Patinete, tons pastéis e filtros do instagram.

Mas por que cadáveres com vestes novas continuam a nos assombrar? Talvez a ganância do homem, talvez pessoas que querem mestres para a própria cobiça ou talvez ação do diabo mesmo.

Nada mais herético do que algo com roupagem do Evangelho que deturpa o centro da mensagem. Somos pecadores caídos, dependentes do Senhor e da salvação que só se encontra na bondade da eleição de Deus em Cristo Jesus.

Sigamos o puro e salvífico Evangelho que nos prometeu algo muito maior do que prosperidade financeira. Nos deu a vida eterna e o próprio Jesus!

Pr. Bruno Barroso • Pastor Auxiliar