Chegue junto!
As crises acontecem. Elas atingem todas as pessoas. Homens e mulheres. Pobres e ricos. Crentes e não crentes. Parentes muito amados e parentes distantes. Não se consegue planejar as próprias crises ou as crises de alguém.
Também não conseguimosestar presentes nas crises de todos e todas. Mas é fato e realidade: se queremos relacionamentos mais significativos, quando surge uma crise na vida de um amigo ou uma amiga é preciso chegar junto! É importante fazer-se presente!
Grandes amigos estão presentes, de alguma forma, no dia mau e no dia da dor. Amigos verdadeiros são forjados, muitas e muitas vezes, na fornalha da dor.
Se um amigo seu experimentar uma perda, de que espécie for, chegue junto. Não espere que ele ou ela peça. Muitas vezes, dependendo da dor, a pessoa nem tem energia emocional para dar um grito pedindo socorro.
Estar junto de um amigo ou um irmão significa ouvir, telefonar com regularidade, aconselhar, orar, dar broncas encorajadoras, confrontar e, é claro, comparecer com comida, recursos e algum tipo de assistência que a situação orientar.
Acima de tudo é preciso estar presente.
Se você passa dias de dor, rogo que não se isole. Aceite que os parentes, os amigos e os irmãos caminhem ao seu lado. Deixe que eles se aproximem.
Numa igreja que cresce, é muito difícil ter esta proximidade apenas frequentando os cultos públicos. É preciso caminhar num grupo pequeno, num GCOI – um grupo de crescimento, formado por irmãos e irmãs que se reúnem semanalmente.
Num GCOI você podedesenvolver amizades, bons relacionamentos, relacionamentos mais íntimos e duradouros, consolar e ser consolado, pastorear e ser pastoreado e ter a oportunidade de chegar junto, abrir o coração, compartilhar dores e aceitar que os irmãos ajudem e apoiem como puderem.
Nem sempre os irmãos e amigos conseguem nos apoiar e ajudar como queremos. É preciso humildade para reconhecer isso e não espinafrarninguém nem romper com a comunidade da fé.
É certo que amigos se vão. As razões?Inelencáveis. Quando os amigos se forem, é preciso deixá-los ir em paz. Há amigos que são amigos bons, fiéis e leais, mas nos são dados apenas por um tempo. Há amigos que são circunstanciais. E há amigos que vão conosco vida afora. Para criar e manter amigos e amigas é preciso, de alguma e de várias formas, chegar junto!
Chegue junto. Sua vida florescerá mais e mais.
Pastor Jeremias Pereira | prjeremias@oitavaigreja.com.br