BUSQUE A PLENITUDE DO ESPÍRITO SANTO

Há uma distinção bíblica entre “ter” o Espírito Santo e “ser cheio” do Espírito Santo. Toda pessoa que experimentou o novo nascimento tem o Espírito Santo: “esperamos em Cristo; em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória” (Ef 1.12-14).

O novo nascimento é uma obra que passa no íntimo da personalidade, onde o Espírito Santo cria a nova vida em Cristo e passa a agir no íntimo, no interior da natureza humana: “Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1 Co 6.19).

Naquele que nasceu de novo, o Espírito Santo testemunha no íntimo que, de fato, ela é uma nova criatura: “Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele” (Rm 8.9). “Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita” (Rm 8.11).

Quem nasceu de novo, pois, tem o Espírito Santo: “Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai. O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Rm 8.15-16).

Entretanto, a Bíblia ordena a todo nascido de novo: “enchei-vos do Espírito Santo” ou literalmente “deixem-se encher pelo Espírito” (Ef 5.18 – NVI); “E todos foram cheios do Espírito Santo” (At 2.4); “Tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus” (At 4.31); “Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo” (At 9.17); “Porque era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé” (At 11.24); “E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo” (At 13.52).

“A diferença entre ter e ser cheio do Espírito Santo é a mesma diferença entre comprar uma casa e mudar para uma casa. Ser cheio do Espírito Santo não se trata de possuir uma maior dose do Espírito Santo, mas o Espírito Santo possuir uma parte maior da nossa personalidade. Infelizmente, não lhe oferecemos todas as chaves para que tenha acesso livre em todos os sucessos de nossa vida. É preciso que ele disponha de tudo, porquanto não se trata de hóspede qualquer, mas do próprio dono da nossa existência.” (Oswald J. Smith – A concessão do Poder).

Cada crente e toda igreja, Pastores, líderes e missionários, precisam da plenitude do Espírito Santo. Devemos buscar e viver uma vida no poder do Espírito Santo. Que o Senhor nos conceda corações sedentos desta bênção:

“Vem, Espírito divino, grande ensinador!

Vem, descobre as nossas almas, Cristo o Salvador

Santo Espírito, ouve com favor!

Em poder e graça insigne obre o Teu amor

Vem, demole os alicerces da enganosa paz;

Aos errados concedendo Salvação veraz.

Vem, reveste a Tua igreja de poder e luz;

Vem, atrai os pecadores ao Senhor Jesus.

Maravilhas soberanas outros povos vem;

Oh! Derrama a mesma bênção sobre nós também.”

– Fanny Crosby.

Pr. Jeremias Pereira ∙ Pastor Titular