AVÓS: PRESENTE PARA OS NETOS | NETOS: PRESENTE PARA OS AVÓS

No dia 26 de julho celebra-se o Dia dos Avós. Como será a data durante a quarentena?

“Há 12 anos recebemos a coroa maravilhosa, a coroa dos avós”. A frase, citando o versículo presente em Provérbios 17.6, é do Presbítero Carlos Joel Pereira, que também é evangelista da Oitava, quando perguntado sobre a data comemorada no dia 26 de julho, o Dia dos Avós. E ela expressa bem o sentimento dos vovôs e vovós sobre seus netinhos: com sorriso nos lábios, alegria nos olhos, muito orgulho, honra e gratidão ao Senhor pela dádiva de ver os filhos dos filhos.

O Presbítero Carlos Joel tem nove netos: “Em Belo Horizonte são: Daniel e Ana Beatriz, Rafael e Miguel, Benício e Rebeca. Moramos bem pertinho e nos alegramos em tê-los sempre por perto. Frequentamos a Oitava Igreja juntos servindo ao Senhor. Nos EUA temos Lucas Joel e a Kyle, que chegará em outubro. E temos Gabriel, que mora com Jesus desde agosto de 2018”, conta.

Ele diz que os netos são bênçãos do Senhor, “fazendo nossa coroa ficar sempre brilhante”. O Presbítero também comenta que Deus os encheu de alegria com esses presentes e que é recompensante a tarefa de ser avô e ver a edificação da família: “Eles estão crescendo e aprendendo das promessas de Jesus. O que nossos filhos aprenderam, eles têm passado à próxima geração. Podemos dizer com alegria: eu e minha casa serviremos ao Senhor!”, exclama.

E em uma relação de tanta ternura e cuidado, a saudade é grande quando é preciso ficar longe por um tempo. O Presbítero viveu essa situação por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Há mais de 100 dias em quarentena com a esposa, Anita da Silva, ele ficou semanas sem poder ver e abraçar os netinhos. De um lado, os vovôs sentindo falta do carinho dos netos, e do outro, os meninos pedindo para visitá-los.

Neste período, o contato ficou restrito apenas a ligações e chamadas em vídeo. E todos os dias tinha papo com os netos no celular: tempo de conversar, cantar, brincar juntos e também de planejar o reencontro, já que o assunto sempre se encerrava com: “quando passar a quarentena, vamos para a casa do vovô e da vovó”, lembra o Pb. Carlos Joel.

Mas no Dia das Mães, tomando todos os cuidados necessários, a família se reuniu novamente para um almoço mais do que especial. Foi o reencontro com as crianças, um momento precioso para todos: “Foi uma festa boa! Um tempo de muita alegria. Nossos netinhos entraram em nossa casa vibrando e cada um tinha algo para nos contar. Disseram que a casa do vovô e da vovó é muito cheirosa e que, se pudessem escolher um lugar para ir, queriam ir à nossa casa”, relata.

Como um renovo num tempo de apreensão, o contato presencial com os netos foi um presente do dia dos avós, que segundo o Presbítero, será comemorado: “Vamos sim, se esta for a vontade de Deus. É um dia em que ficamos muito felizes por celebrar este título que nos faz sentir engrandecidos. É bom saber que podemos agradecer a Deus juntos e podemos ensiná-los sobre o nosso Deus. Oramos por cada um, todos os dias, de maneira individual”.

E esse cuidado, de orar, conversar e ouvir, se estende além da família. Como líder do Vitalidade, o ministério da terceira idade na Oitava, Carlos Joel diz que, durante a quarentena, o grupo manteve o contato, com todos os cuidados, com os idosos da igreja, oferecendo apoio e carinho em um momento difícil: “Com o apoio dos pastores e todos os cuidados, estamos falando com eles pelo telefone, fazendo visitas para cantar e orar mantendo distância. Muitas vezes, só pela janela ou na porta da casa”, afirma.

Por telefone, pela janela ou com uma “cortina do abraço”, como foi visto na internet, um equipamento de plástico que permite que duas pessoas se abracem, colocando os braços em compartimentos protegidos, não deixe de celebrar o Dia dos Avós neste ano. Agradeça, ore e abençoe aqueles que, antes mesmo de você nascer, já oravam por você.