Menu

Estudos e artigos

AVANCE NA NOVA VIDA

2 Pe 1.1-11

A vida cristã pode ser comparada a uma corrida com barreiras. Trata-se de uma modalidade do atletismo em que os atletas têm como objetivo percorrer o trajeto de 100 ou 400 metros de distância saltando por cima de obstáculos no menor tempo possível. Em nossa corrida de fé temos como objetivo desenvolver a nossa salvação e nos tornar cada vez mais parecidos com o nosso Senhor Jesus, mas as barreiras que enfrentamos são erguidas pela “corrupção das paixões que há no mundo” (2 Pe 1.4).

Mesmo sabendo que teremos muitos desafios e obstáculos diante de nós, podemos avançar na nova vida que recebemos de Deus, pois é ele mesmo que nos tem dado “todas as coisas que conduzem à vida e à piedade” (2 Pe 1.3). Isso significa que recebemos de Deus a capacitação necessária para superar e vencer qualquer barreira, pois a natureza divina é implantada no crente por meio do poder do Espírito Santo que habita em nós.

“Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade; à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor. Porque, se essas qualidades existirem e estiverem crescendo em suas vidas, elas impedirão que vocês, no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, sejam inoperantes e improdutivos.” (2 Pe 1.5-8 NVI)

Uma vez que o próprio Deus inicia em nós o processo de santificação, não temos mais desculpas para ficarmos parados, estacionados ou inativos no desenvolvimento da nossa salvação. Não temos o direito de abrir concessões para o pecado e dar lugar aos maus desejos. Cada crente deve se esforçar ao máximo para desenvolver seu caráter cristão, pois fomos transformados e recebemos virtudes espirituais pelo poder do nosso Senhor Jesus, que nos ama e está presente conosco em nossa corrida de fé. Por isso, caro cristão, não feche os seus olhos para a realidade presente, ainda existem muitos obstáculos a serem superados. Mas uma certeza podemos ter: “somos mais do que vencedores”. A nossa vitória final está logo ali: a entrada no Reino Eterno, como sendo o alvo de uma longa viagem.

Pr. Adelchi Rangel • Pastor Auxiliar