Menu

Estudos e artigos

AVANCE NA ESPERANÇA DA VOLTA DE JESUS

Quanto vale uma promessa? Para responder a essa pergunta, precisamos primeiro saber: quanto vale a promessa para mim, e o quanto eu posso confiar naquele que me deu a promessa.

Pedro é um pastor experiente, escrevendo às suas ovelhas pela última vez. Em breve ele seria morto como mártir do Cristianismo. E nesse ponto da vida o pastor se dedica a lembrar os cristãos sobre as promessas que Jesus nos deu, e sobre sua fidelidade em cumprir.

Interessante, ao ler o texto de 2 Pedro 3, percebo que um dos grandes problemas na vida cristã pode ser causado por uma memória ruim. Repetidas vezes Pedro fala sobre a importância de lembrarmos, não nos esquecermos e esperarmos pelo cumprimento das promessas de Deus.

A promessa é a melhor possível, Jesus voltará e fará novas todas as coisas. Haverá novos céus e nova terra. O mundo será julgado pelo fogo, Satanás e os ímpios serão condenados, e o povo de Deus reinará eternamente com Ele. Além disso, fiel é aquele que nos prometeu, e certamente cumprirá aquilo que prometeu.

Devemos guardar nossos corações. Para isso:

1) Não podemos dar ouvidos aos que não creem na promessa

Pedro afirma que nos últimos dias haverá aqueles que certamente questionarão o valor das promessas e a fidelidade de Deus. Ainda, nos diz que essa será uma decisão deliberada. Haverá aqueles que adotarão voluntariamente uma posição de oposição à Pessoa de Jesus e às suas promessas;

2) Não podemos nos guiar pelas circunstâncias adversas

O tempo está passando, e parece ser estranho estarmos a 2021 anos vivendo os últimos dias. Será que o Senhor se esqueceu de cumprir suas promessas? Ou será que nós é que não compreendemos o tempo de Deus? Pedro afirma: Deus trabalha acima do tempo e fora dele. Deus pode agir por meio de circunstâncias adversas para cumprir seu propósito. Confiemos no Senhor, mesmo quando não nos é possível compreender e explicar tudo o que acontece à nossa volta;

3) Devemos esperar a vinda do Senhor

Esperar, na perspectiva bíblica, não é viver de braços cruzados aguardando que algo aconteça. A esperança em Cristo é um combustível que nos leva a viver para adorar Aquele que em breve se manifestará sobre nós. Esperar a vinda de Jesus significa dedicar-se a viver uma vida santa e piedosa, isto é, uma vida tão dedicada a agradar a Deus que assim fará em todas as áreas da vida.

Jesus está voltando.

Espere e avance!

Pr. Israel Abreu • Pastor Auxiliar