AVANCE E VENÇA COM CRISTO: ELE VIVE!

Em 2023, tivemos o foco no tema: avance e vença com Cristo. “Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.” (1Coríntios 15:.57-58)

E porque Ele está vivo: Jesus é a nossa esperança diante da morte

A Bíblia diz que a morte não é o fim da vida, mas uma porta de entrada terrena para um tipo diferente de vida. É simplesmente a separação entre o invisível e o visível. Nela, o corpo para de funcionar e começa imediatamente deteriorar-se. Enquanto isso, as qualidades interiores invisíveis que definem nossa personalidade – espírito e/ou alma – continuam a existir. Com a ressurreição, Jesus venceu a morte. (João 11.25-16)

Jesus é a nossa esperança em relação ao nosso destino final

Morte e destino final são duas coisas diferentes. Após a morte, um destino entre dois possíveis espera a pessoa. Os que morrem sem pôr sua confiança em Cristo não deixarão de existir, mas irão para um lugar literal, eternamente separados de Deus. A Bíblia diz que é um lugar onde haverá “choro e ranger de dentes”. Assim como o céu é inimaginavelmente bom, o inferno é inacreditavelmente horrível. Não há purgatório. E a escolha de um dos dois destinos deve ser feita antes de passarmos pela porta da morte.

Cristo morreu pelos nossos pecados e agora oferece outro destino como um presente exponencial. “Estar em Cristo” é confiar que na morte sacrificial Ele pagou o preço dos nossos pecados; é confiar na ressurreição que nos dá vida eterna; é garantia de estar para sempre com o Deus vivo e verdadeiro. (Romanos 10.9)

Jesus é a nossa esperança para a ressurreição futura

Este corpo que ficará velho e doente não está equipado para durar toda a eternidade. É preciso cuidar da saúde, mas mesmo com todo o cuidado, esse corpo se desgasta. Ele precisa ser transformado para que possa durar para sempre.

Quando Jesus voltar para estar com o Seu povo, Ele fará uma mudança física radical em nossos corpos. Os que estiverem vivos, num momento indivisível de tempo, receberão instantaneamente um corpo pronto para a eternidade, bem como todos os que foram sepultados e morreram “no Senhor”. Este corpo imortal nunca morrerá. A morte de uma vez por todas será “destruída pela vitória”. (1 Coríntios 15.54)

Jesus é a nossa esperança, por isso aguardamos Sua volta

Jesus voltará de maneira física e literal. Ele virá de modo inconfundível. Ressoada a trombeta de Deus pelo arcanjo, os mortos aparecerão, e os vivos serão transformados. Ninguém deixará de reconhecer a volta de Jesus. Todos ressuscitados e transformados, seguidores de Jesus, encontrarão com o seu Senhor nos ares. Toda a família de Deus estará reunida, para sempre juntos e nunca mais serão separados. Enquanto isso não ocorre, continuamos num mundo que funciona de acordo com as regras da queda (Gênesis 3). O mal continua.

A Igreja, enquanto aguarda, tem a responsabilidade e o privilégio de pregar e testemunhar o nome de Jesus entre as nações para que as pessoas creiam n’Ele e o glorifiquem, experimentem Sua consolação, alegria, perdão, amor e esperança.

Quando Jesus – nossa esperança – voltar, no último capítulo da história da terra, até mesmo a criação será transformada. Todo o mal será consumido no fogo da glória de Deus, deixando apenas aquelas coisas “que duram para sempre”.

Enquanto esperamos Sua volta, continuaremos focados em ALCANÇAR E CUIDAR (tema da Oitava em 2024). OITAVA, siga sendo uma igreja bíblica, contemporânea, acolhedora de pessoas, presente na cidade e parceira na evangelização do mundo. Caminhemos com fé, oração, santidade e evangelização do outro lado da rua e do outro lado do mundo. Amém e amém!

– Pr. Jeremias Pereira – Pastor Titular