Menu

Estudos e artigos

Avance com o Evangelho no poder de Cristo

Cl 4.2-6

Deus costuma agir onde não percebemos, e nada pode impedir que Sua obra avance. Portanto, saiba: mesmo nos contextos mais difíceis e nos tempos de maior manifestação de dor ou sofrimento, Deus está fazendo!

A missão do Evangelho tem uma perspectiva de avanço, sempre. O objetivo de Deus em alcançar o mundo inteiro com a mensagem de salvação em Cristo não será frustrado, mesmo em meio às adversidades deste mundo. E isso porque Cristo está vivo, tem poder e está trabalhando.

O apóstolo Paulo está preso em Roma, sofrendo perseguição por sua decisão de ser fiel ao Senhor. No entanto, Deus o levanta para escrever aos irmãos de Colossos para os encorajar a continuar avançando. Não é tempo de desistir ou lamentar, mas sim de proclamar o Evangelho. Para isso, Paulo traz algumas orientações:

Em primeiro lugar, a caminhada de avanço deve ser marcada por oração perseverante. A oração é uma ferramenta poderosa e indispensável no trabalho da edificação de um Reino espiritual. É uma arma que este mundo não conhece, e contra a qual não tem defesas. Satanás e as tentações deste mundo não têm poder algum contra a oração!

Em segundo lugar, é preciso que a caminhada da Igreja seja marcada por sabedoria. Deus não nos chama a agir por impulso, sem discernimento e consciência de nossos atos. Estamos lutando contra uma natureza caída que ainda habita em nós e nos faz pecar contra Deus e o próximo, mas da qual já fomos libertos pelo poder do sangue de Jesus. Precisamos de sabedoria, do contrário, daremos lugar à carne, quando deveríamos frutificar no espírito. Desperdiçaremos oportunidades, ao invés de abraçá-las. A sabedoria nos levará ao bom testemunho para com aqueles que ainda não conhecem ao Senhor.

Em terceiro lugar, é preciso que a caminhada da Igreja seja marcada pela proclamação do Evangelho. O apóstolo Paulo, mesmo algemado, pediu orações para que o Senhor abrisse portas à Palavra, a fim de poder falar do mistério de Cristo. A mesma mensagem que trouxe vida e salvação para o apóstolo e para os irmãos de colossos, agora deve ser levada por eles. A mesma mensagem que nos alcançou e nos transformou, precisa ser levada por nós.

Deus está fazendo. Devemos crer e avançar. Não em nossa força, mas no poder de Cristo.

Que o Senhor Jesus abençoe sua vida!

– Pr. Israel Abreu – Pastor Auxiliar