Menu

Estudos e artigos

ANUNCIANDO JESUS ENTRE AS NAÇÕES

Todos sabemos que o mandato de Cristo para a Igreja é o de irmos para as nações e anunciarmos o Evangelho. Ao longo dos séculos, a mensagem missionária mais divulgada é a de Mateus 28.19-20: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.”.  

Me lembro que ao chegar aqui na Oitava Igreja para mais uma Conferência Missionária, logo na entrada, recebi um folder com a descrição do Uruguai. Ao chegar no Templo, ouvi uma mensagem que nos desafiava a orar pela nação que havíamos recebido ao chegar na igreja (eram várias nações) pelo período de um ano. Aceitei o desafio e, por um ano, orei todos os dias pelo Uruguai.  

Enquanto orava, procurei me informar sobre a situação do Evangelho naquela nação, passei a conhecer a história do Uruguai, os seus heróis, os seus valores, a sua cultura, a sua religião e descobri que trata-se do país mais fechado ao Evangelho nas Américas. À medida que eu orava pelo Uruguai e conhecia aquela nação, o meu amor aumentava e as minhas orações iam tomando forma.  

Conheci alguns pastores uruguaios e mantive contato com um missionário brasileiro que trabalhou por muitos anos no Uruguai, o Pr. Eduardo Carpenter. Deus confirmava a cada dia em meu coração o desejo de iniciar um projeto de impulsionamento missionário dentro da Oitava Igreja.  

Alinhado ao Conselho Missionário da Oitava, iniciei conversas com o Pr. Luís Fernando Nacif e com a presidente do Conselho, Célia Laranjo, e traçamos nosso primeiro projeto missionário, o Projeto Uruguai. Ao longo de um ano, preparamos 30 jovens junto com os Vocacionados e fizemos um treinamento intenso. 

Fomos ao Uruguai com essa equipe e, onde só havia notícias de terras áridas, colhemos frutos abundantes. Foi uma experiência incrível, e a partir dessa jornada traçamos novos voos para Peru e Bolívia, sempre alinhados com as igrejas locais. Nunca nos faltaram recursos e durante todas as jornadas sentimos as mãos de Deus nos conduzindo por caminhos e experiências absolutamente fantásticas e inesquecíveis. 

Todas essas viagens e mais de 100 missionários formados, treinados e enviados, foram resultado de ouvir uma mensagem e deixar que ela germinasse em nosso coração. Que a Conferência Missionária de 2022 desperte algo em você, que mude a sua vida e a vida de centenas de pessoas. Anuncie Jesus entre as nações! 

 – Pr. Eduardo Borges – Pastor Auxiliar