Aniversário da Reforma Protestante

“QUALQUER ENSINAMENTO QUE NÃO SE ENQUADRE NAS ESCRITURAS DEVE SER REJEITADO, MESMO QUE FAÇA CHOVER MILAGRES TODOS OS DIAS.” MARTINHO LUTERO

Chegamos aos 502 anos do episódio que mudou o curso da história  da religião cristã: a Reforma Protestante.

Quando se fala sobre a Reforma, um nome em especial vem à mente: Martinho Lutero. Ele foi o grande protagonista não só do dia 31 de outubro de 1517, mas de todo o desdobramento daquela data.

Ele, à época, não queria uma divisão da igreja católica, mas a reformulação de alguns dogmas da igreja, principalmente na questão da venda de indulgências. Acontece que a rejeição de suas ideias foi tão grande que aquela ação refletiu na maior mudança que a igreja, como organização, veria em sua história.

As 95 teses do monge não foram o primeiro movimento que deu início à igreja protestante, alguns grupos já andavam em discordância da Igreja Católica há alguns séculos. Mas ela também não foi o último passo para a concretização da mudança: da iniciativa de Lutero novos movimentos surgiram, como o Calvinismo, de João Calvino, em Genebra, na Suíça.

Do movimento Calvinista e de John Knox, nasceu a Igreja Presbiteriana, na Escócia. De lá, a denominação cresceu pelo mundo e chegou ao Brasil. A Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) completou em agosto 160 anos.

Somos legado de uma inconformidade com aquilo que destoava da Bíblia.

Que em 31 de outubro, e em todos os outros dias, sejamos inconformados com tudo aquilo que destoa da Bíblia.

“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Rm 12.2)