AMO MINHA IGREJA (VIII)

UMA IGREJA PRESENTE NA CIDADE

“Recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém…” (At 1.8a)

Nosso Senhor Jesus Cristo deu ordem para que a Igreja começasse sua missão a partir de Jerusalém, a cidade onde eles estavam. Entendemos que “Jerusalém” é a cidade onde temos a nossa residência, onde estamos inseridos. A Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte foi organizada em 25 de maio de 1969, e é um presente de Deus para a cidade, assim como consideramos que BH é um presente do Eterno para nossa igreja. Nestes 50 anos de ministério, a Oitava amplia, ano após ano, sua atuação na cidade, a favor dela e a partir da mesma.

Oração. Oramos por BH todos os dias. Intercedemos pela política e políticos, economia, segurança, saúde e educação. Oramos para que sejam diminuídos os índices de criminalidade e para que a cidade experimente da paz de Deus e prospere. Oramos para que as famílias experimentem em seu convívio a bênção de Deus. Oramos para que os que chegam em nossa cidade tragam prosperidade e paz, mais do que destruição e vícios.

Evangelização. Cremos que o único poder que pode transformar nossa cidade, de fato e de verdade, é o Evangelho de Jesus Cristo, crido e vivido com fé e santidade. Por isso, pregamos a Cruz e a ressurreição; pregamos para que as pessoas se arrependam dos seus pecados e voltem para Deus; pregamos no nosso templo todos os dias, onde milhares de pessoas passam semanalmente. Pregamos por meio das redes sociais; pregamos nos diferentes lares cidade afora; nos hospitais, presídios, favelas, condomínios de luxo, empresas, escritórios; pregamos nas centenas de GCOIs (Grupos de Crescimento da Oitava) e GPs (Grupos Pequenos) espalhados na cidade. Pregamos em praça pública, nas feiras livres, nas festas da cidade, em parceria com outras igrejas e agências cristãs. Distribuímos Bíblias, milhares de folhetos e livretos ao longo de cada ano. Pelo menos duas vezes por ano, nos movemos para visitar as casas de nosso bairro para falarmos pessoalmente e orar com os seus moradores e, não sendo possível falar, oramos e deixamos um livreto que fala do Evangelho de Cristo. A Oitava Igreja está presente e prega o Evangelho em BH.

Ação Social. Por intermédio da Junta Diaconal, a Oitava auxilia os membros necessitados da igreja, em meio às crises variadas que possam afetá-los em nossa cidade. E, por intermédio da AWISO – Associação Beneficente Wilson de Souza, a Oitava desenvolve projetos sociais que auxiliam parte da população de nossa cidade, como, por exemplo: ações com moradores de rua; na recuperação de menores infratores; no alcance a prostitutas da cidade, e na sua recuperação e acompanhamento para reestruturação da vida fora da prostituição; na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis; no atendimento psicológico a famílias de dependentes químicos; na formação de profissionais por meio do artesanato, com mais de 15 cursos diferenciados, supervisionados pelo Ministério de Mulheres; atendimento psicológico em geral; aulas de judô e de música para crianças e adultos; atendimento odontológico para famílias de baixa renda; corte e costura para formação profissional; alcance a presidiários; capelania em hospitais, presídios, cemitérios. O “Dr. Palhaço”, capelania voltada para crianças enfermas, é uma inspiração. Além disso, a Oitava tem parceria com orfanatos, casas de idosos, casas de recuperação de dependentes químicos, casa de recuperação de moradores em situação de rua. Desenvolve parceria com a Polícia Militar e cede o nosso maior auditório para formaturas do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). A Oitava Igreja serve a Associação de Bairro Viver Palmares cedendo nossas dependências para reuniões e as disponibilizando para outras iniciativas; realiza impactos nas escolas; anualmente cede suas dependências para formatura da Escola Pública do nosso bairro, além de outras. A Oitava tem parceria com a Prefeitura ao cooperar de várias maneiras para o desenvolvimento da cidade, além de ceder suas dependências para treinamentos variados na área de saúde e educação. Desenvolve cuidados com a terceira idade semanalmente. Um dos valores da Oitava Igreja é seu compromisso com o necessitado.

Testemunho. A liderança da Oitava Igreja se esforça continuamente, com oração e ação, para o ensino da Palavra e cuidados variados para que cada um dos seus membros e suas famílias façam bem à nossa cidade. Procura estar presente em épocas de calamidades ao lado da Defesa Civil e apoiando de diferentes maneiras: com voluntários, finanças, orações, profissionais, etc. Apoia as boas iniciativas de instituições evangélicas e não evangélicas que beneficiem a população de nossa BH. Realiza mensalmente mentoria pastoral para fortalecer líderes espirituais em nossa cidade. Nossos congressos e retiros, ministérios e treinamentos de liderança para células sempre acolhem líderes de diferentes igrejas de nossa cidade. As escolas de treinamento de liderança: EBT (Escola Bíblica de Treinamento), EBI (Escola Bíblica Infantil) e CETRO (Centro de Treinamento da Oitava Igreja) formam professores e líderes não só para a própria Oitava, para ser bênção na cidade, mas têm servido a várias denominações, cooperando na formação, encorajamento e revitalização de líderes e igrejas. Reconhecemos que há muito o que fazer e crescer no cuidado com nossa cidade. Há novas igrejas para serem plantadas; necessidades sociais, políticas e econômicas múltiplas; há a urbanização desenfreada. Há muito para olhar, pensar, agir e servir em BH. A Oitava Igreja segue examinando as Escrituras, buscando a face do Senhor e mantendo-se aberta para a orientação do Espírito Santo sobre como viver e fazer bem à nossa cidade.

Pr. Jeremias Pereira ∙ Pastor Titular