AMO A MINHA IGREJA (V)

Diretrizes bíblicas para uma igreja ser relevante

A Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte, no ano do seu Jubileu de Ouro, exorta e encoraja cada um dos seus membros a manter vivo o cumprimento da orientação bíblica para que, de fato, nossa igreja seja uma igreja que transforma e faz bem à nossa cidade. Devemos, pois, atentar para algumas diretrizes que o Conselho (primeira redação em 2004!) considera fundamentais para alcançar este propósito:

1. Buscar a glória de Deus e ter gozo nele. Descobrir e procurar viver no poder do Espírito Santo para que em tudo Cristo seja glorificado. Também encontrar em Cristo, e unicamente Nele, nossa alegria, deleite e motivo de ações de graças mais profundo.
  2. Desenvolver atitudes de apreço por nossa cidade, em primeiro lugar. Devemos ter apreço por nosso quarteirão, nossa rua, nosso bairro, cidade, estado e país. Devemos ser daqueles que procuram encarnar as verdades de Jeremias 29.7 – procurar a paz da cidade (a shalom), isto é, trabalhar e servir a cidade para que ela prospere política, econômica, social e espiritualmente.
  3. Construir relacionamentos de amizade com o próximo. Cada membro da igreja deve ser na nossa cidade uma pessoa que ama o próximo, demonstrando por palavras e obras em sua vida, família, negócios e atitudes uma vida íntegra e exemplar, vivendo como sal da terra e luz do mundo (At 2.47; Cl 4.5).
  4. Compartilhar o seu testemunho pessoal. Cada membro da igreja, em seus relacionamentos, deve compartilhar diariamente sua fé em Cristo, com palavras e obras. Dizemos não a inação. Somos aqueles que amam o próximo e proclamam com amor e constância que Cristo é a nossa vida e esperança. Somos a igreja. A igreja não é o templo. Somos o Corpo de Cristo. Proclamamos e declaramos que Ele nos tirou das trevas para a sua maravilhosa luz.
  5. Promover oportunidades de encontro com o não crente. Como Oitava Igreja, devemos criar oportunidades para que os que ainda não se renderam a Cristo ouçam o Evangelho em ambientes não eclesiásticos ou de modo que não esteja engessado a padrões, rituais religiosos ou legalismo. Assim, também incentivamos a multiplicação de nossos GCOIs – Grupos de Crescimento da Oitava, bem como as diferentes ações evangelísticas para alcançar homens, mulheres, jovens, adolescentes, juniores, solteiros, divorciados, viúvos, profissionais, casais e crianças. Estaremos investindo para promover impactos na cidade, a fim de facilitar o alcance de pessoas que estão sendo evangelizadas diariamente por nossos membros.
  6. Integrar a pessoa na comunhão da igreja. Devemos ter uma só voz, tanto do púlpito como em todos os ambientes da Oitava, encorajando as pessoas que se convertem a assumirem o compromisso de tornarem-se membros da igreja, onde, em comunhão e fraternidade, viveremos a fé em Cristo, perseverantemente (Hb 10.25).
  7. Multiplicar os GCOIs. Os Grupos de Crescimento têm o propósito de pastoreio, comunhão, cuidado e evangelização. Nos GCOIs descobriremos e treinaremos novos líderes que estarão ao lado da liderança pastoral, do Conselho e dos diáconos, pastoreando e fortalecendo a igreja.
  8. Treinar continuamente os membros da igreja. Devemos encorajar e ajudar os membros a descobrirem e usarem seus dons espirituais a serviço do Reino.
  9. Servir voluntariamente em um ministério. Lutamos contra a mentalidade consumista: “O que a igreja pode oferecer a mim e à minha família”. Oramos e ensinamos para que cada membro, transformado pela Palavra e pelo Espírito, sirva aos irmãos e ao próximo com coração de servo.
  10. Sustentar a igreja com dízimos e ofertas entregues com fidelidade e alegria. Quando procedemos assim, declaramos diante de principados e potestades qual origem de toda nossa provisão: o Deus vivo e verdadeiro, e vencemos a avareza com expressões práticas de generosidade.
  11. Administrar com sabedoria, humildade e zelo os recursos que Deus coloca à nossa disposição. Temos recursos humanos, intelectuais, tecnológicos, físicos, financeiros e espirituais. Quanto ao uso do dinheiro, exercemos vigilância e administramos com integridade e temor a Cristo.
  12. Cultivar uma atmosfera que desperta a paixão para a obra missionária. Devemos manter uma dinâmica de oração, informação e desafio constante para que a igreja sempre enxergue além de si mesma. Os membros da Oitava devem ser constantemente desafiados a se colocarem à disposição de Deus para impactar o mundo com o Evangelho: orando, indo, contribuindo, enviando e encorajando os que são enviados.
  13. Treinar e enviar missionários dentro de um perfil relacionado com o campo. Devemos definir que tipo de missionários enviaremos e manter constante atualização quanto às maneiras que estamos usando para preparar pastores e missionários, bem como para fundar novas igrejas e espalhar o evangelho de Cristo nas nações.

Temos o desafio de perseverar em edificar uma igreja presbiteriana relevante, que integra uma teologia bíblica reformada com uma liturgia contemporânea e equilibrada; que busca construir, criar, desenvolver, adaptar modelos e ações ministeriais relevantes; que tem atenção e obediência ao desafio bíblico de evangelizar, integrar, pastorear, ter comunhão, adorar e servir; que ministra com eficácia e excelência a todas as idades, desde o berçário até a terceira idade; que mantém o compromisso com a responsabilidade social e política e, acima de tudo, mantém acesa a chama da paixão evangelística e missionária.

Nosso convite é para que você siga conosco nesta jornada vitoriosa, construindo um futuro que honra a Cristo. Vamos juntos?!

Pr. Jeremias Pereira · Pastor Titular