AMO A MINHA IGREJA (VI)

SERVIR EM MINISTÉRIOS E GRUPOS PEQUENOS.

Foto: David Nascimento

Regra geral, todo ser humano é um consumidor egocêntrico. A ênfase da propaganda e da mensagem de autoajuda é: “Você merece, você é digno disso. Tenha o que você quiser. Curta a vida do seu jeito”. Contudo, o chamado de Cristo é diferente: “E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me” (Lc 9.23). Jesus, nosso Senhor, também disse que o maior é aquele que serve. Servir não é o que fazemos para Deus. Até porque Deus não precisa de nada, absolutamente nada. Deus nos gerou como novas criaturas para serviLo: “pois eles mesmos relatam de que maneira vocês nos receberam, como se voltaram para Deus, deixando os ídolos a fim de servir ao Deus vivo e verdadeiro, e esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos: Jesus, que nos livra da ira que há de vir” (I Ts 1.10-11).

Somos chamados para atuar como colaboradores espirituais. A igreja não existe para nós. Deus nos concedeu dons espirituais para fortalecer o corpo de Cristo, abençoar ao nosso redor e no ambiente de nossa influência, para que Cristo seja glorificado. Salvos pela graça, servimos em sua igreja e servimos como igreja. A igreja serve para projetar a Luz de Cristo em um mundo que vive perdido na escuridão espiritual e na desesperança.

Você se vê mais como colaborador ou consumidor? Se você é aquele que vem aos cultos, escola bíblica, deixa os filhos no berçário (ou se não tem filhos) e desfruta do culto, pega os filhos e vai embora para casa e “pronto, acabou, já fiz minha parte”… Se for só isso, possivelmente você se encaixa como consumidor. Mas, você usa seus dons e talentos para fazer a diferença? É fiel na oração? É dizimista e ofertante com regularidade e constância? Convida as pessoas para vir aos cultos e ao seu GCOI? Participa em um ministério? Participa em um GCOI? Serve a Deus com alegria e paixão? Está comprometido em cooperar para que a Oitava cumpra a sua missão e sua visão? Então, certamente, você tem as características de um colaborador.

Na Oitava, o Conselho tem estruturado a igreja para que todos possam servir e sempre há vagas! Os ministérios na Oitava Igreja atuam em múltiplas frentes: cuidado com crianças desde o berçário, juniores, adolescentes, jovens, namorados, noivos, jovens casais, mulheres, homens, casais adultos, intercessão, assistência social, ensino, música, louvor, coral, discipulado, diaconia, visitação, cuidado com novos convertidos, integração, evangelização, missões a curto prazo, formação de missionários, mentoria de pastores e líderes, mentoria de seminaristas, acolhimento de visitantes no estacionamento, secretariado, cuidado com enfermos, viúvas, divorciados, jovens adultos, profissionais, empresários, empreendedores, criação de filhos, fortalecimento de casamentos, finanças, famílias, entre outros. Ao mesmo tempo em que o Conselho se mostra aberto e sensível para orientar e criar ministérios que sejam necessários para o bom funcionamento da igreja por meio dos dons espirituais.

Os GCOIs, Grupos de Crescimento da Oitava Igreja, possibilitam a todos os membros da igreja servirem. O GCOI é o ambiente do pastoreio, cuidado, evangelização, comunhão, formação de novos líderes e onde todos os dons espirituais têm oportunidade de serem expressados para o fortalecimento da igreja, tudo sob a supervisão e orientação da liderança pastoral.

O lema da Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte é ser uma igreja ministerial e em pequenos grupos. Nosso chamado como cristãos inclui amar a Deus acima de todas as coisas, amar ao próximo como a nós mesmos, servir as pessoas, conectar-se com a comunidade, confiar nele quanto aos resultados e esperar a volta gloriosa de nosso Senhor Jesus. Aqui na Oitava Igreja, como diz um provérbio popular: “Só fica sem fazer nada quem quiser”. Juntos somos melhores.

Pr. Jeremias Pereira ∙ Pastor Titular