Menu

Estudos e artigos

ALEGRIA EM CRISTO

Todo cristão verdadeiro deveria ter uma alegria verdadeira, cuja fonte está além dos recursos deste mundo, dos acontecimentos, das situações, além dos times de futebol, dos partidos políticos e de qualquer outra coisa.

A grande alegria do cristão deve estar em Jesus Cristo, o seu Senhor e Salvador. Portanto, é inconcebível que o crente verdadeiramente salvo valorize mais a tristeza advinda dos acontecimentos desta terra do que a alegria de saber que está salvo, seguro e garantido em Jesus Cristo.

Por algumas vezes o apóstolo Paulo recomendou à igreja de Filipos que se alegrasse no Senhor. Ele enfatiza: “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos.” (Filipenses 4.4)

Ainda na carta aos Filipenses, o apóstolo disse: “Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé; para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte; para, de algum modo, alcançar a ressurreição dentre os mortos.” (Fp 3.7-11)

Fica evidente que a alegria desse homem de Deus não estava nos bens materiais, posição social ou qualquer outra riqueza desta terra, mas unicamente em Cristo. Ele afirma que passou a considerar tudo como perda, como refugo, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, o seu Senhor.

Essa deveria ser a forma de viver de todo crente neste mundo: se desprender cada vez mais das coisas passageiras e buscar se aprofundar no conhecimento da verdadeira riqueza, que é Jesus Cristo. Aqui está o motivo da alegria dos salvos!

Quando amamos a Cristo acima de tudo, passamos a desfrutar dessa alegria, e já não nos importa mais se o time ganhou, se o candidato perdeu, se o resultado foi contrário às expectativas etc. Tudo isso agora é refugo para nós, diante da inestimável riqueza e alegria que temos em nosso Senhor Jesus Cristo.

A nossa comunhão com o Senhor precisa ser tal, que todos os dias nos aprofundaremos mais na intimidade, na lealdade, na fé, no compromisso, na devoção, no conhecimento e na adoração a Ele. Na medida em que vivermos assim, teremos o regozijo de experimentar essa alegria suprema que transcende este mundo, esta vida e tudo o que eles nos oferecem.

Precisamos cultivar essa “alegria no Senhor” em nosso coração. Quando estamos alegres e contentes, tornamo-nos mais aptos a sermos instrumentos de Deus para testemunhar da nossa salvação aos perdidos que estão à volta. Todos que passarem pela sua vida devem ser contagiados com essa alegria e esse prazer que você sente ao falar do seu Redentor, que é a sua fonte de regozijo, riqueza e alegria.

O testemunho do apóstolo aos Filipenses foi de que ele aprendeu a viver contente em toda e qualquer situação. Paulo poderia passar por qualquer situação que jamais seria abalado em sua fé e alegria. Fica evidente que o estado de espírito do crente não depende dos acontecimentos passageiros deste mundo, mas da presença do Senhor Jesus em sua vida. Desfrutar dessa gloriosa presença é a nossa fonte. Sim, a fonte de uma felicidade inesgotável, que transborda sobre outras pessoas que passam pela nossa vida.

Encerro recomendando aos irmãos: Alegrem-se no Senhor! Sim, meus irmãos, alegrem-se no Senhor Jesus, o nosso eterno Salvador!

– Pr. Eloizio Coelho – Pastor Auxiliar