Menu

Estudos e artigos

ALEGRAI-VOS NA ESPERANÇA

A Palavra de Deus transforma nossas vidas. Alimenta, restaura, revigora, fortalece. É lâmpada para nossos pés, direção para as decisões que precisamos tomar. Guardada em nosso coração, nos ajuda a não pecar contra o Senhor. Aquele que observa segundo a Palavra, encontra verdadeira sabedoria, independente de sua idade. A Palavra de Deus é a prova de que Ele fala com seu povo.

boletim_290117Eu me lembro de uma tarde, em minha adolescência, fazendo devocional ao lado de minha mãe. Eu já havia ouvido falar sobre o fato de pessoas passarem por desertos durante a vida e, então, eu percebi que estava passando pelo meu primeiro. Naquele dia eu estava triste, e orei pedindo a Deus que falasse comigo. E Ele falou:“Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, e perseverantes na oração.” (Rm 12.12)

Existe apenas uma esperança, que é eterno e completo motivo de alegria: Jesus Cristo. Tudo aquilo que provamos nesta vida (relacionamentos, recursos, conquistas), se limitam apenas a esta vida. Portanto, não podemos colocar nossa esperança naquilo que se deteriora com o tempo. Somente em Jesus recebemos o perdão pelos nossos pecados e vida eterna. Em Jesus somos feitos filhos de Deus e somos recebidos nos braços de Deus Pai. Mesmo o maior deserto do mundo não poderia diminuir o valor do sacrifício de Jesus por mim e o poder do seu sangue de me lavar. Coloquei nEle minha esperança e me alegrei.

A tribulação é como uma fila de hospital, não adianta tentar passar na frente. Penso que chega a ser uma ironia o fato de sermos chamados de pacientes, pois nada mais nos resta senão esperarmos até o fim. E como demora! No entanto, esperamos, sabendo que chegará nossa vez e que, quando chegar, seremos atendidos por alguém que tem o conhecimento necessário para nos tratar e nos aliviar da dor que sentimos. Não existem desertos eternos. Desertos têm fim. Precisamos aguardar com paciência e continuar caminhando na certeza de que, ao final, seremos sarados de nossas aflições e aliviados das tribulações.

Acho interessante a maneira como Deus, através de seu servo Paulo, constrói a mensagem deste verso das Escrituras. Em um verso tão pequeno, Jesus encontra espaço para palavras que carregam significados tão diferentes, de maneira que aprendemos que, com Ele, situações da vida humana que são aparentemente opostas podem caminhar lado a lado. Com Ele, existe alegria na tribulação.

Pr. Israel Abreu

Pastor Auxiliar