Menu

Estudos e artigos

ALCANÇAR E CUIDAR, SEJA SAL NA TERRA E LUZ NO MUNDO!

Começamos 2024 e temos como Oitava Igreja uma missão muito clara: alcançar e cuidar. O tema do nosso ano aponta para os dois grandes ministérios da igreja de Cristo: evangelização e edificação.  

Pregamos o evangelho para os de fora, a fim de que sejam salvos. Pregamos o evangelho para os de dentro, a fim de que cresçam na fé do nosso Senhor Jesus Cristo.  

É nossa missão alcançar os perdidos em todos os lugares, seja nosso vizinho de rua ou aquele que pertence a uma etnia que habita do outro lado do planeta. Alcançamos à medida que pregamos o evangelho e sustentamos a obra missionária. É nossa missão também cuidar daqueles que o Senhor nos dá. Cuidamos, recebendo por batismo e profissão de fé, envolvendo os novos convertidos na vida da igreja e exercendo o discipulado de Jesus, à medida que os ensinamos a Palavra de Deus.  

No texto de Mateus 5.13-16, Jesus traz uma ilustração muito poderosa sobre a missão da igreja: os filhos de Deus são sal na terra e luz no mundo. O que isso significa?  

Em primeiro lugar, o Senhor nos chama para sermos distintos pelas características que temos. Sal e luz se distinguem, pois no ambiente em que estão não são manipulados ou adulterados. A luz sempre irá brilhar, o sal sempre irá salgar. São características inatas a eles e, assim somos nós, nascidos de novo pelo Espírito, Filhos de Deus.  

Em segundo lugar, o Senhor nos chama a exercer poder de transformação onde estamos. A presença do sal jamais será ignorada em um prato de comida. Seu sabor é poderoso o suficiente para mudar o paladar. Além de dar sabor, o sal também é utilizado para preservação, e um alimento que for salgado para sua preservação estará necessariamente pronto para durar mais tempo. Assim também a luz, tem o poder de fazer retroceder a escuridão. Mesmo uma pequena vela, em uma casa escura, brilha a ponto de fazer com que sejam identificados aqueles que estão no ambiente. Sal e luz possuem poder de transformação, e quanto mais contrária forem as características com relação a eles, maior será a percepção de que agora se fazem presentes.  

Por fim, o Senhor nos chama a exercermos o poder da influência, e por influência chamo a capacidade de exercer transformação sem receber o protagonismo na história. O Sal, se estiver na medida errada, seja para mais ou para menos, será notado por quem prova o prato. No entanto, se estiver na proporção certa, não receberá o elogio, mas ressaltará as características e sabores do prato apreciado. Ninguém, ao comer uma boa carne, na medida certa de sal, vai dizer: “que sal maravilhoso!”. Se faltasse sal, poderia dizer: “falta sal”.  Mas na quantidade certa, o sal não recebe protagonismo, mas valoriza e eleva as características do prato. Assim também a luz, quando presente torna possível que a decoração e as obras de arte colocadas como enfeites em uma sala sejam apreciadas. Sua ausência certamente seria notada: está escuro! Mas quando se faz presente, não toma a glória para si, mas serve para que a glória seja dada a outro.  

Somos chamados a transformar o mundo pelo Evangelho do Senhor Jesus, mas sendo apenas servos, que não exercem protagonismo, mas que glorificam ao verdadeiro Senhor da história, o nosso Salvador Jesus Cristo.  

Alcançar e cuidar. Que neste ano sejamos usados por Deus como instrumentos para a proclamação do evangelho e edificação da igreja! 

  • Pr. Israel Abreu – Pastor Auxiliar