Menu

Estudos e artigos

ALCANÇAR E CUIDAR – O PODER PROMETIDO (ATOS 1.1-11)

Você já recebeu alguma tarefa para realizar que na sua opinião era muito difícil de ser cumprida? Não é raro que ao longo de nossa vida passemos por dificuldades e problemas que parecem que estão muito acima de nossas capacidades de realização.

Jesus preparou a Sua equipe de discípulos e durante três anos e meio lhes ensinou por meio de palavras, atitudes e exemplo. Mas quando chegou o grande momento de lhes confiar a Grande Comissão, Jesus lhes deu uma palavra extremamente consoladora: vocês vão receber um poder que vem do Alto, o Espírito Santo será derramado sobre vocês, e aí terão poder para testemunhar em Jerusalém, na Judeia, em Samaria e até mesmo nos confins da Terra.

Fica evidente para todos nós que a tarefa dada por Jesus era hercúlea. Pensar em testemunhar para outros povos, sendo que Israel estava debaixo da escravidão romana, pensar em alcançar povos que falam outras línguas e pregar em lugares que ainda não haviam sido visitados… um desafio deveras majestoso!

Jesus conhecia Seus discípulos, sabia do trabalho que Ele mesmo já havia feito, mas tinha total consciência de que, com apenas Suas forças naturais, esta missão estaria fadada ao fracasso.

Jesus foi muito claro: “Não saiam de Jerusalém até o momento que o poder do Alto vier sobre vocês”. Na força do nosso braço estamos limitados em nossas ações. Uma tarefa como essa é impossível ser realizada por qualquer pessoa, por mais inteligente, criativa e dedicada que ela seja.

Não podemos falhar nessa missão, e é exatamente por isso que o próprio Deus, na pessoa do Espírito Santo, se encarrega de assumir a responsabilidade de fazer desta missão uma tarefa bem-sucedida.

Devemos nos lembrar que Deus não precisa de nós para cumprir a missão, mas Ele, em Sua sabedoria e majestade, escolheu nos escolher para sermos sua boca na proclamação do Evangelho.

A grande comissão está presente nos quatro evangelhos e no livro de Atos. Temos certeza do que Deus quer que seja feito e, se não O obedecemos, estaremos em pecado, em rebelião. Apenas o fato de não cumprirmos a ordem clara de IR (o famoso IDE), já estamos em pecado. Mas precisamos olhar com seriedade para dentro de cada um de nós para percebermos quais são os outros pecados envolvidos no não cumprimento da missão. Preguiça? Orgulho? Vaidade? Medo? Egoísmo?

Bem, fica claro para cada um de nós que a ordem de Jesus é a de irmos pregar o Evangelho, mas também fica muito claro que essa ordem vem acompanhada de uma capacitação sobrenatural, dada por Jesus. O poder que recebemos é mais do que suficiente para me transformar em um ganhador de almas, em alguém que vence o pecado e que se torna cada dia mais parecido com Cristo.

Cumpra sua missão. Pregue a Palavra. Lidere uma célula. Coloque em prática seus dons espirituais e ministeriais. Faça discípulos. Dê um bom testemunho. Seja uma bênção. Seja sal que salga e luz que ilumina.

– Pr. Eduardo Borges – Pastor Auxiliar