Menu

Estudos e artigos

ALCANÇAR E CUIDAR – CREIA NA PROVISÃO DE DEUS

Mateus 14.13-21 

“Então Jesus disse: — Tragam esses pães e peixes aqui para mim. E, tendo mandado que a multidão se assentasse sobre a relva, pegando os cinco pães e os dois peixes, erguendo os olhos para o céu, os abençoou. Depois, tendo partido os pães, deu-os aos discípulos, e estes deram às multidões. Todos comeram e se fartaram, e ainda recolheram doze cestos cheios dos pedaços que sobraram. E os que comeram eram cerca de cinco mil homens, além de mulheres e crianças.”
– Mateus 14:18-21 

 

Você já ouviu falar na doutrina da Providência Divina? É uma das mais belas doutrinas bíblicas que revelam o caráter do nosso Deus: um Deus criador e sustentador de todas as coisas. Esta doutrina nos ensina que, se existe alguma coisa que podemos afirmar sobre Deus, é que Ele é previsível em nos abençoar. Se por um lado Deus é previsível em nos abençoar, também sabemos que Ele é imprevisível em como irá suprir nossas necessidades. Ora Deus usa os meios naturais para prover tudo aquilo que precisamos, ora Ele age sobrenaturalmente. Em tudo isso, sempre é Deus fazendo com que todas as coisas cooperem para o bem daqueles que o amam (Romanos 8.28). 

O evento do milagre da multiplicação de pães e peixes nos ensina um pouco sobre a providência divina. O que seriam 5 pães e 2 peixes em nossas mãos? Talvez uma pequena refeição para 3 ou 4 pessoas. Mas, nas mãos de Jesus tudo se torna diferente. Jesus é poderoso para fazer daquilo que seria um pequeno lanche se tornar em uma farta refeição para uma grande multidão e, ainda por cima, com uma sobra bem generosa.  

Os discípulos estavam cansados​ e não tinham dinheiro, o lugar era deserto​ e já não havia mais tempo​ de sair para comprar alimento para toda aquela multidão. No entanto, quando colocamos o que temos nas mãos do Senhor Jesus podemos crer que Ele irá abençoar e fazer com que tenhamos para o nosso próprio suprimento como também para repartir com muitos outros. Jesus multiplica nossa disposição para o trabalho​, nossos recursos limitados​ e nossos resultados. 

Este relato bíblico também nos mostra que, quando tentamos reter, controlar ou fazer o que bem entendermos com os recursos que Deus têm colocado em nossas mãos, corremos o risco de nos frustrar ou de não obter os resultados extraordinários que o Senhor pode fazer através das nossas vidas. Tudo depende das mãos de quem está segurando. 

COLOQUE O QUE VOCÊ TEM NAS MÃOS DE JESUS: É nas mãos de Jesus que a nossa vida encontra sentido, propósito e relevância. Ele é o nosso Senhor e Salvador. Colocar o que temos nas mãos de Jesus e cuidar com zelo, obediência e fidelidade dos bens e recursos que pertencem a Ele; é administrar tudo o que temos como bons mordomos de Cristo. Podemos crer que, assim como Deus cuida dos pássaros e dos lírios, Ele vai continuar cuidando e provendo tudo aquilo que os seus filhos necessitam. 

APRENDA A SER GRATO E A DEPENDER DA PROVISÃO DIVINA: Ao receber em suas mãos aqueles pães e peixes, a primeira ação de Jesus foi dar graças ao Pai. Muitas vezes somos ingratos e reclamões quando colocamos as mãos em nossos proventos ou quando recebemos um recurso para administrar. E pior, agimos como incrédulos sem nenhuma expectativa de que Deus pudesse abençoar de maneira sobrenatural tal recurso. Existe um ditado que diz que dinheiro não cai do céu, mas a Bíblia ensina que tudo vem de Deus. Ele continua abençoando o trabalho de nossas mãos, ele é quem cria novas oportunidades e nos dá sabedoria e habilidade para aproveitá-las. Ele fez o maná cair do céu durante 40 anos para sustentar o seu povo no deserto e também fará milagres em nosso favor. Cultive um coração mais grato e contente com as bênçãos da provisão divina sobre a sua vida. 

OLHE PARA DEUS E CREIA QUE JESUS PODE FAZER MILAGRES AINDA HOJE: O nosso Deus continua agindo de maneira sobrenatural. Mesmo que você esteja atravessando um deserto, creia que Deus pode fazer nascer fontes de água para saciar a sua sede e te conceder muitos frutos ainda que isso pareça improvável. As janelas do céu continuam abertas sobre as nossas vidas. Deus ainda realiza impossíveis. Vamos juntos crer, orar e aguardar com esperança o agir sobrenatural do nosso Deus. Deus é previsível em nos abençoar, mas imprevisível quando decide agir sobrenaturalmente. Ore pelos seus recursos limitados. Busque a Deus e creia que Ele continua manifestando o seu poder ainda hoje. 

ESTEJA PRONTO PARA REPARTIR AS BÊNÇÃOS: Deus sempre nos abençoa com um propósito. Primeiramente, somos abençoados para suprir as nossas necessidades, prover o que é necessário para o sustento das nossas famílias. Mas não podemos perder de vistas que somos chamados a transbordar as bênçãos de Deus na vida de outras pessoas: socorrer os necessitados e aflitos, cuidar da viúva, do pobre e do órfão. Nossos bens e recursos pertencem ao Rei Jesus e Ele vai multiplicar as bênçãos sobre as nossas vidas para que possamos investir na expansão do Reino de Deus aqui na terra. Faça um teste: comece a repartir o que você tem em suas mãos e veja como Deus vai te abençoar de maneira rica e abundante. 

Creia sempre na provisão de Deus! Jesus te abençoe sempre! 

  • Pr. Adelchi Rangel – Pastor Auxiliar