ÁGUA – O PODER REGENERADOR DO ESPÍRITO SANTO
“Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.” (Jo 3.5-6)
Talvez você conheça o ditado: pau que nasce torto, morre torto. Essa é uma expressão que serve para designar a impossibilidade de mudança radical de um ser humano, especialmente aqueles que julgamos ser menos capazes ou mais pecadores do que nós. Evidentemente, o pensamento bíblico-cristão caminha na contramão dessa ideia, pois percebemos, em toda a Escritura, um Deus que se interessa pela transformação do seu povo. Se não fosse assim, sequer haveria um povo de Deus, pois a obra regeneradora do Espírito Santo é uma condição fundamental para que qualquer pessoa tenha participação efetiva no reino de Deus. É o primeiro ato, o começo de uma nova vida que se inicia com o novo nascimento em Cristo Jesus.
Mas o que significa dizer que o Espírito Santo é o regenerador? Regenerar é gerar de novo, vivificar, dar nova vida ao que estava morto. Biblicamente, a regeneração é ação transformadora que o Espírito Santo opera na vida dos eleitos, concedendo-lhes uma nova natureza. Uma vez que estávamos mortos em nossos delitos e pecados, necessitávamos da iniciativa divina em nos doar a vida (Ef 2).
Quem é capaz de produzir o novo nascimento? Na conversa entre Jesus e Nicodemos, registrada no capítulo 3 do evangelho de João, o Senhor deixa claro que a regeneração só ocorre por meio da transformação que o Espírito Santo realiza. Nicodemos não compreendia como isso era possível, sua mente estava afetada por uma lógica meramente racional. Ele se via como um pau velho e torto que só seria consertado se voltasse ao útero materno e fosse geneticamente modificado, e quem sabe assim ele pudesse ter a chance de se tornar uma nova criatura.
Como é possível nascer de novo? Esse novo nascimento é espiritual, é o despertar de uma nova natureza que é concebida pelo poder do Espírito Santo, e não pela vontade humana (Jo 1.13). Ninguém é capaz de produzir novo nascimento, ainda que nos esforcemos ao máximo. Como um pau torto não consegue endireitar a si mesmo, assim também é com o ser humano que depende da ação regeneradora do Espírito para ser transformado. Por isso, clame a Deus, ele é um bom Pai que cuida dos seus. Peça a ele e você também receberá o Espírito Santo.
“Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está no céu dará o Espírito Santo a quem o pedir!“ (Lc 11.13)
Pr. Adelchi Rangel • Pastor Auxiliar