AFINAL, O QUE É ‘SER IGREJA’?
Em 1 Pedro 2.9-10, o apóstolo vê a igreja como grupo, como comunidade, dando uma descrição da “identidade corporativa” dos cristãos. Ele vê a igreja como um corpo. As palavras utilizadas para descrever essa identidade foram usadas no Antigo Testamento para o povo de Israel (Êxodo 19.5-6). Pedro mostra que a nação escolhida não mais será limitada aos descendentes físicos de Abraão. Judeus e gentios compartilham por igual, da mesma fé, quando creem em Jesus Cristo como Senhor e Salvador.
Que é a igreja?
“Vós, porém,”. Nos versículos de 1 a 8 (1 Pedro 2), o apóstolo estabelece um contraste entre aqueles que obedecem à Palavra e os que não obedecem a ela; entre os que aceitam e os que rejeitam a Cristo (1 Pedro 1.22;2.8). Daí o motivo de ele começar o versículo 9 com a conjunção adversativa “porém”.
Cada descrição feita pelo autor revela uma face da natureza da igreja, respondendo à pergunta: que é a igreja?
1- RAÇA ELEITA
No grego, é genos eklekton – povo escolhido. A humanidade está dividida em várias raças, e muitas sentem orgulho de seus ancestrais e os feitos no presente. A igreja deve sua existência ao fato de Deus a ter escolhido. Isso nos remete a Deuteronômio 7.7-8. Todos os méritos da existência da igreja devem ser dados ao Senhor que a elegeu;
2- SACERDÓCIO REAL
O sacerdote era alguém que ocupava uma posição honrosa e de responsabilidade, e que estava revestido de autoridade sobre os outros. O sacerdote era representante do homem perante Deus. Tinha o especial privilégio e responsabilidade de aproximar-se de Deus e de falar e agir em favor do povo.
Aqui, ainda é acrescentado algo novo a este sacerdócio: é um sacerdócio real. É real porque serve ao Rei, e assim participa de sua natureza real. É real porque é serviço em prol do Reino de Deus. No livro de Apocalipse, os cristãos são apresentados como participantes da realeza de Cristo (Ap 1.6; 5.10).
“Esses filhos do Rei não devem viver ociosamente nem exultar com a glória de sua honra. Antes, são vocacionados para o ministério pontificial (do latim: ponte, mediador). A missão sacerdotal de Israel na velha aliança que Deus constituiu como nação foi a de servir de ponte entre o Todo-Poderoso e as nações do mundo (Êx 19.6). Hoje, todos os que participam do sacerdócio em virtude da adoção da família real de Deus devem servir mediante a intercessão (ponte de oração), mediante a evangelização (ponte de comunicação), mediante o serviço (ponte da realização) e mediante a demonstração do amor de Deus na prática.” (Russel Shedd, Nos passos de Jesus, Vida nova. p.45-46);
3- NAÇÃO SANTA
A palavra “nação” refere-se a um grupo de pessoas, isto é, um conjunto de pessoas que pertencem a uma comunidade humana por falarem a mesma língua e compartilharem uma cultura e uma história comum. Aos Efésios, o apóstolo disse que a igreja tem “um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos” (Efésios 4.5-6). Sendo assim, a igreja compartilha de muitas coisas em comum e, por isso, pode ser chamada de nação.
Essa nação é santa porque o Deus que a escolheu é Santo. A ideia bíblica de santidade é dupla. Primeiro, Ele é absolutamente distinto de todas as Suas criaturas e exaltado sobre elas em infinita majestade (Eclesiastes 5.2); segundo, Ele não tem comunhão com o pecado (Jó 34.10; 1 João 1.5);
4- POVO DE PROPRIEDADE EXCLUSIVA DE DEUS
Quando é que algo nos pertence? Quando ganhamos, herdamos ou compramos esse “algo”. Certo? Seguindo essa ideia, a Igreja é propriedade do Senhor porque Ele a comprou; não com ouro ou prata, mas com Seu precioso sangue (1 Pedro 1.18-19). “Cristo comprou os homens para Deus da terra” (Apocalipse 4.3), de maneira que eles se tornem propriedade de Deus, livres da escravidão do pecado e da morte, do mal e do sofrimento que importunou a sua existência terrena. O preço da compra é o sangue de Cristo.
O Senhor Jesus Cristo disse: “edificarei a minha igreja” (Mateus 16.18). Portanto, não pertencemos a nós mesmos;
5- POVO DE DEUS, PELA MISERICÓRDIA DE DEUS
Russel Shedd escreveu: “Nenhum pecador perdoado pode absolutamente imaginar que alguma virtude em si mesmo ou boas ações de sua parte poderiam explicar por que Deus o levantou do poço da iniquidade para ser lavado e vestido como príncipe. De fato, a iniciativa da nossa salvação pertence inteiramente a Deus”. “No princípio Deus” (Gênesis 1.1); “Mas Deus” (Efésios 2.4). Toda obra da salvação é sempre uma iniciativa de Deus. Calvino escreveu: “Não há qualquer outra razão pela qual o Senhor conta o seu povo, exceto que Ele, tendo tido misericórdia de nós, nos adotou por sua graça”.
A MISSÃO DA IGREJA.
Na visão de Pedro, qual é a principal tarefa da igreja? “afim de proclamardes as virtudes” – Proclamar é propagar, anunciar. A palavra de força adicional de declarar coisas desconhecidas. Virtudes, no grego, é arete, que significa “excelência moral”, os feitos maravilhosos de Deus (NTLH), “seus atos maravilhosos”, “maravilhosa luz” – a palavra significa admirável, notável, aquilo que causa admiração e respeito, devido a sua grandiosidade, poder ou raridade.
Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo” (João 8.12). E Ele mesmo disse aos seus discípulos: “vós sois a luz do mundo” (Mateus 5;14). Portanto, não podemos ser preguiçosos, negligentes ou relutantes em proclamar atributos tão louváveis. O apóstolo Paulo não se envergonhou de anunciar o Evangelho em Roma porque afirmou que ele é o poder, a salvação e a justiça de Deus para todo aquele que crê (Romanos 1.16-17).
A igreja do Senhor Jesus Cristo precisa conhecer melhor a sua verdadeira identidade. Uma das coisas belíssimas que nos acontecem por pertencermos à Igreja é o reconhecimento de que somos escolhidos. Você não é deixado de fora, está dentro. O Senhor escolheu você também!
Algumas aplicações:
a- Como você está vivendo esse “sacerdócio real” na igreja local?
b- De que maneira a santidade de Deus pode ser vista em sua vida?
c- Em qual quarto escuro de sua vida Deus acendeu uma luz?
d- Qual tem sido a sua prática de proclamar as virtudes de Deus?
– Pb. Denilson Maia – Presbítero