Adeus 2017! “Estamos Alegres”!!
2017, a partir de amanhã (01/01/2018), será apenas memória. Já começamos o balanço. E, podemos celebrar, como servos de Cristo e como Oitava Igreja, saldo positivíssimo:
Graça Soberana. Experimentamos da superabundante graça de Cristo Jesus durante todo o ano. A soberania divina nos guardou, guiou, consolou e nos deu grandes vitórias. Pessoas foram salvas, restauradas e quebrantadas. Ficamos firmes na fé. É verdade que enfrentamos grandes provações, mas é igualmente verdade que fomos libertos delas. Enfrentamos nossas corrupções e pecados, mas fomos libertos do domínio delas por nosso grande Salvador, Jesus Cristo. É verdade que enfrentamos insegurança, desânimo, perdas, mas não permanecemos lá, pois Aquele que é nosso ajudador vai nos levando para pastos verdejantes e águas tranquilas. É verdade que os povos e os poderosos se enfureceram, mas descansamos Naquele que estabelece reis e depõe poderosos e diz “aquietai-vos”. Seu plano invencível segue adiante e aguardamos a manifestação maravilhosa de nosso Senhor Jesus em sua segunda vinda.
Provisão. Recebemos tudo que nos foi necessário para seguir adiante: Recursos espirituais, humanos, tecnológicos, financeiros, talentos naturais, dons espirituais, oportunidades, mentoreamento do Espírito Santo, cuidado dos irmãos, socorro dos amigos, pressão dos oponentes que nos deu forças novas e reações corajosas e criativas.
Crescimento. A igreja cresceu de modo integral. Cresceu em qualidade e em quantidade. Cresceu em seus ministérios, novos lugares, parcerias e cooperação missionária. Abrimos novos campos em vários lugares do mundo. Cavamos poços, tiramos pessoas das drogas, da prostituição, de uma vida antiCristo. Investimos nas crianças, juniores, adolescentes, jovens, casais, órfãos, mulheres, homens, ação social, terceira idade, viúvos, divorciados, empresários, desempregados, pastores de perto e de longe, missionários de outras denominações… Tivemos a honra de participar pelo menos um pouquinho para expandir o Reino de Cristo.
Equipe pastoral. O Senhor nos tem dado uma equipe pastoral unida, comprometida, “que pula na enchente” e procura servir ao Senhor e a igreja com temor, reverência e amor. Também conta com o apoio exponencial de suas famílias, Gloria a Deus.
Presbíteros. Temos presbíteros piedosos, dedicados, fervorosos e interessados em tornar a Oitava uma igreja bíblica, contemporânea, acolhedora de pessoas, presente na cidade e parceira na evangelização do mundo. Ao lado dos pastores, formam o Conselho da igreja, que é órgão que define a visão, estratégias, o planejamento e o uso das finanças. Além disso, os presbíteros servem no ministério geral da igreja para dentro (edificação) e para fora (evangelização).
Voluntariado inspiracional. Milhares de pessoas atuam constantemente como voluntários da Oitava Igreja. Gente que investe seu tempo, dons, talentos e bens. Por exemplo: A Junta Diaconal e os colaboradores, líderes e anfitriões dos GCOIs, professores da EBT, no ministério Monte Sinai, Ministérios Infantil e de Juniores, Read e Oitava Jovem, ministérios trabalhando com casais e famílias, outros servindo na ação social por meio dos mais de 20 projetos da AWISO; biblioteca, Oitava Betim, Matozinhos e Nova Lima, Ministério de Mulheres, Ministério com Homens, Conselho de Plantação de Igreja (Conplai), comissões variadas designadas pelo Conselho, GCRIE, Conselho Missionário, cuidados com a sede campestre, retiro evangelístico, ministério de acolhimento e visitação, evangelismo pessoal, treinamento para novos membros, apoio a enlutados e em sepultamentos, socorro às famílias necessitadas da igreja, transporte, organização de eventos, som, louvor, transmissão de eventos pela internet, lares hospitaleiros, contribuintes generosos e fiéis, os que telefonam para aniversariantes e visitantes, intercessores e a lista segue formosa.
E há, ainda, milhares de vagas! A força do voluntariado, com o coração de servo, faz a igreja seguir adiante pelo contínuo favor de Cristo Jesus, nosso amado Salvador. “Com efeito, grandes coisas fez o Senhor por nós; por isso, estamos alegres.” (Salmo 126.3) E agora… adiante! Há muito mais de Deus para nós.
A todos os membros da igreja: Feliz e próspero 2018. O Ano da Fidelidade!
Pr. Jeremias Pereira
Pastor Titular